sexta-feira, 11 de maio de 2012

i online: Enfermeiros obstetras reclamam mais competências pré-natais

Os enfermeiros obstetras querem ter uma maior intervenção na vigilância pré-natal e parto, a fim de promover uma maior sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, defendeu hoje o presidente da especialidade da Ordem dos Enfermeiros.

"Hoje em dia o número de partos induzidos é tal que muitos deles acabam em cesarianas [e] se de facto nós intervirmos com as nossas competências durante o trabalho de parto, garanto que conseguimos reduzir estas taxas que são altíssimas em Portugal", assegurou Vítor Varela.

O presidente da mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da Ordem dos Enfermeiros falava à Lusa a propósito das comemorações que aquela entidade dinamiza no próximo dia 05 de maio, data em que se assinala o Dia Internacional do Enfermeiro Especialista de Saúde Materna e Obstétrica.

O enfermeiro considera que os especialistas em Saúde Materna e Obstétrica têm "sido esquecidos" uma vez que não existe "comparticipação do SNS na vigilância autónoma dos enfermeiros especialistas".

"Gostaríamos de ver as nossas competências bem aplicadas em prol da causa pública, nomeadamente na vigilância da gravidez normal", defendeu.

Vítor Varela acredita que através da educação pré-natal às grávidas os enfermeiros obstetras podem "ajudar a diminuir os partos induzidos, assistidos, com medicação e instrumentalização, as taxas de cesarianas, e analgesias epidurais e os internamentos nas unidades de cuidados intermédios de neonatais."

O "mais importante", defende, acaba por ser a "vigilância pré-natal" que, se "realizada com critérios rigorosos em termos de educação e escolha dos casais para aquilo que são as suas expectativas e necessidades", gera "resultados completamente diferentes".

É que os casais "não estão" devidamente acompanhados pelo Serviço Nacional de Saúde, devendo haver um "serviço completamente diferente" ao nível dos cuidados pré-natais, com a intervenção e acompanhamento por enfermeiros especialistas.

Durante o dia 05 irão ser realizadas por todo o país (Barcelos, Esposende, Porto, Coimbra, Portalegre, Lisboa e Portimão) várias ações dirigidas à mulher/família grávida e enfermeiros, desde consultas pré-natais a aulas de preparação para o parto e para o nascimento.

Em Lisboa irá decorrer o XV Encontro Nacional Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras, ao qual a Ordem dos Enfermeiros se associou através do Colégio da Especialidade de Saúde Materna e Obstétrica.

A ex-ministra Maria de Belém foi convidada para "patrona" do dia do enfermeiro obstetra, "não só pelo seu percurso ligada ao Ministério da Saúde, como também à intervenção que já teve, ligada à especialidade".

http://www.ionline.pt/portugal/enfermeiros-obstetras-reclamam-mais-competencias-pre-natais

Sem comentários:

Enviar um comentário