domingo, 13 de janeiro de 2013

Correio da Manhã: Menos sete mil bebés

A natalidade em Portugal continua em queda: em 2012 nasceram 90 026 crianças, menos 7074 que em 2011, ano em que nasceram 97 100 bebés, segundo afirmou à Lusa Laura Vilarinho, responsável da Unidade de Rastreio Neonatal do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Os números são do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, conhecido por teste do pezinho, que consiste no rastreio a 25 doenças através de uma amostra de sangue. A recolha de sangue é feita no pé do recém-nascido, entre o terceiro e o sexto dia de vida.

A diminuição acentuada da natalidade em Portugal já tinha sido registada, em julho do ano passado, no relatório do Observatório das Famílias e das Políticas de Família. Segundo o documento, era esperado que no final do ano se atingissem mínimos históricos dos nascimentos no nosso país, o que acabou por se confirmar.

O Observatório das Famílias e das Políticas de Família chamou ainda a atenção para a diminuição da dimensão média das famílias, o aumento das pessoas a viver sós e das famílias monoparentais e recompostas. Além disso, celebraram-se menos casamentos e mais divórcios.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/menos-sete-mil-bebes

Sem comentários:

Enviar um comentário