domingo, 14 de abril de 2013

Diário Digital: Estudo: Proteína da clara do ovo ajuda a reduzir a hipertensão

Um componente na clara do ovo, já popular como substituto do ovo completo entre os consumidores preocupados com o colesterol da gema, pode ajudar na redução da hipertensão, segundo informaram cientistas.

Zhipeng Yu, da Universidade Jilin, China, apresentou o estudo perante a Reunião Nacional da Sociedade Química Americana, a maior sociedade científica do mundo, que acontece em Nova Orleans, Louisiana.

«A nossa pesquisa indica que o ovo é um alimento incrível», disse Zhipeng, segundo informou a Sociedade Química Americana.

«Temos provas de laboratório que um peptídeo - um dos elementos que constituem as proteínas - na clara do ovo reduz a hipertensão tanto como uma dose baixa de Captopril, um medicamento prescrito para esta patologia», acrescentou.

Zhipeng e os seus colegas usaram um peptídeo chamado RVPSL. Os cientistas já haviam descoberto antes que a substância, da mesma forma que o grupo de remédios que inclui Captopril, Vasotec e Monopril, é um inibidor da enzima de conversão da angiotensina e tem uma grande capacidade de inibir ou bloquear a acção de ACE, uma substância produzida no corpo que eleva a hipertensão.

Os cientistas focaram-se em documentar com mais detalhe os efeitos de RVPSL usando ratos de laboratório que desenvolveram elevada pressão sanguínea.

Os resultados da administração da substância na dieta dos ratos foram positivos, o que indica que o RPSL não tem efeitos tóxicos aparentes e que baixou a pressão sanguínea em graus comparáveis às doses baixas de Captopril.

Zhipeng indicou que a pesquisa foi feita com uma versão do peptídeo aquecida a quase 93 graus Celsius durante a preparação, isto é, menos que a temperatura usada tipicamente na cozedura de ovos.

O investigador, no entanto, citou as referências de outros estudos segundo os quais a clara de ovo pode reter os seus efeitos benéficos para a pressão sanguínea depois da cozedura.

Um desses estudos, publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry da Sociedade Química, indica que a proteína do ovo estrelado a altas temperaturas mostrou uma capacidade maior para reduzir a pressão sanguínea do que os ovos fervidos a 100 graus Celsius.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=626310

Sem comentários:

Enviar um comentário