sexta-feira, 5 de abril de 2013

Diário Digital: Pesquisa atesta malefícios de praticar corrida sob ar poluído

Praticar corrida em ruas movimentadas, na presença de poluentes e de altas temperaturas, pode prejudicar atletas e amadores. A poluição por ozono, associada ao calor e à humidade, leva a uma queda de performance dos corredores, além de resultar em danos precoces na mucosa que reveste todo o trato respiratório.

A conclusão é de uma pesquisa apresentada no I Simpósio Brasileiro de Imunologia do Desporto, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo foi desenvolvido por uma investigadora brasileira na Universidade de Edimburgo Napier, na Escócia. Os resultados levaram a uma segunda pesquisa, que concluiu que suplementos com vitaminas C e E, por serem antioxidantes, podem minimizar o impacto da poluição na saúde e na performance dos atletas.

Participaram da pesquisa 10 atletas profissionais que se submeteram a corridas de 8 quilómetros na esteira em câmaras que simulavam condições climáticas distintas. A mesma distância foi percorrida em quatro ambientes que proporcionavam intensidades diferentes de exposição ao ozono, à temperatura e à humidade.

A corrida no ambiente quente, húmido e poluído por ozono piorou o tempo dos atletas - uma média de 10% em relação ao dos que fizeram o exercício nas condições ideais. Os batimentos cardíacos também aumentaram sob a influência da poluição. Além disso, exames de sangue e testes feitos na secreção nasal dos participantes mostraram danos inflamatórios no revestimento do trato respiratório e marcadores de stresse oxidativo.

«Quando a pessoa está a fazer exercício, inspira um volume de ar maior. Assim, inspira mais poluentes, que atingem níveis mais profundos do pulmão», diz Elisa.

A médica Rica Buchler, coordenadora de cardiologia do SalomãoZoppi Diagnósticos, explica que os gases presentes na poluição competem com o oxigénio no sangue. Isso torna o atleta mais propenso à hipertensão, a enfartes e ao acidente vascular cerebral (AVC). Ela cita que alguns estudos também avaliam a possibilidade de o ozono piorar o quadro de depósito de colesterol nas artérias, comprometendo ainda mais a saúde cardíaca. A poluição, além disso, aumenta os riscos de problemas pulmonares. «Quando a poluição é muito grande, recomenda-se que se faça exercício num ginásio», diz Rica.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=624568

Sem comentários:

Enviar um comentário