segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Vamos a isso

Por onde começar?

Que a maternidade nos dá a volta a cabeça, já eu sabia! Não era difícil de adivinhar. Mas a verdade é que as mudanças são tantas e com tal dimensão, que sinto que o meu mundo deu uma volta sem que me tenha perguntado nada.

Ainda grávida, o meu maior receio era “mas como raio vou eu criar uma criança quando nem sei onde andam os papéis para o IRS e o prazo acaba já amanhã?”. A responsabilidade é muita. Tudo aquilo que fazemos e dizemos reflecte-se naquele pequeno ser que parece estar à espera de um deslize para se rir à gargalhada (enquanto são pequenos) ou exigir algo (aposto que é o que me espera). Porque sim, a minha pequena, que ainda só vai nos 13 meses, ri-se muito quando mando cabeçadas numa porta aberta do armário da cozinha ou um pontapé mesmo com o mindinho na cama ou cómoda. Sádica?! Talvez, mas com a mãe que tem não seria de estranhar um certo humor mordaz.

Quando nasceu, já não me preocupava tanto com o exemplo que lhe dou, pois tinha era de me preocupar com outras coisas. Será que está a comer o suficiente? Já fez cocó? Quantas fraldas mudei hoje? Dormiu bem? Dormiu sequer?!

E voltar ao trabalho?! Malfadada obrigação. Reconheço algumas vantagens neste regresso ao mundo das calças de fato e sapatos. Sai-se do registo mama-sopa-fralda-sesta! Tenho um pouco de tempo próprio enquanto me desloco para o trabalho, o que me permite pensar na ementa da pequena! Ups, voltei ao mesmo. Bem, e pensar que se calhar não era mal pensado ir cortar aquela juba a quem algumas pessoas chamam cabelo. Mas este regresso também implica confiar a parte mais importante de nós a outras pessoas: sejam estranhos num colégio ou os avós que mais mimam do que educam. E como eles a mimam! E ali vou, trabalhar de coração partido, ciente de que me custa mais a mim do que a ela.

Passada essa fase, dou por mim num estado de latência que estes 13 meses me permitiram. Não é muito, reconheço, mas já tenho confiança suficiente para ter um tempinho para mim. Algo que desconheci totalmente neste tempo, seja por não conseguir ou por culpa! Pois não quero desperdiçar tempo nenhum que possa passar com a minha princesa.

E porque o tempo escasseia, especialmente quando temos um pequeno ser a nosso cuidado, resolvi partilhar dicas, ideias e afins que me permitem poupar e optimizar tempo. Espero que esta partilha tenha dois sentidos.

Bem-vindos ao mundo da Migalha!

1 comentário:

  1. Muito bom! Venham de lá essas dicas que são bem precisas! Força para o dia a dia e para o blog! :)

    ResponderEliminar