segunda-feira, 11 de junho de 2012

Avós vs. Colégio

Quando nasce um filho, nasce também uma enorme responsabilidade de o criar devidamente. E se, durante os primeiros tempos, lhe dedicamos toda a nossa atenção, a verdade é que, eventualmente, regressamos ao mercado de trabalho com a necessidade de incumbir alguém de o criar durante umas horas por dia.

E aqui está um dos maiores dilemas que mães e pais de todo o mundo enfrentam. Com quem?!

Por vezes nem se tem grande escolha. Particularidades familiares ou contenções orçamentais ditam as regras.

Mas e quando podemos escolher?

Quando a migalhinha nasceu, tive o privilégio de poder ficar em casa com ela durante 9 meses. Foram os meses mais desafiantes que já vivi. Mas o regresso ao trabalho impunha uma escolha entre os avós (que se voluntariaram) e um colégio (dos inúmeros que existem na zona).

Acabámos por optar pelos avós. Pelo menos para já. Dão-lhe atenção, carinho e dedicação que seriam impossíveis numa sala com 8 ou mais bebés. E a verdade é que a migalhinha está super desenvolvida, pois os avós puxam imenso por ela e seguem (quase) todas as nossas recomendações. Tem também a vantagem de não estar fechada numa sala o dia todo, pois farta-se de ir à rua, passear na praia, brincar no parque...

Agora com 17 meses, a socialização da migalhinha começa a exigir mais interacção. Para além das manhãs de sábado na natação, temos ido mais vezes ao parque para que possa conhecer e brincar com outras crianças. Ela adora!

Não sei qual é a idade ideal para entrar no colégio, mas um dia terá de ser. Ouço muito dizer que as crianças dão um enorme salto de desenvolvimento quando o fazem, mas também sei que vou ter de deixar de controlar sestas, refeições, fraldas...

Não é uma decisão fácil...

Boas escolhas!

Sem comentários:

Enviar um comentário