domingo, 17 de junho de 2012

Correio da Manhã: Mortalidada materna e infantil em queda acentuada desde 1990

A mortalidade materna e infantil caiu acentuadamente nos países pobres desde 1990, de acordo com um relatório que integra o 'Countdown 2015', uma iniciativa das Nações Unidas que aponta ainda para a necessidade de melhorar.

Em causa está atingir alguns dos denominados 'Objectivos do Milénio' em matéria de saúde materna e infantil em 75 países em desenvolvimento até 2015, como reduzir dois terços da mortalidade de crianças com menos de cinco anos e três quartos da materna.

Segundo o relatório, publicado na revista médica britânica The Lancet, a mortalidade materna anual nesses países - a maioria dos quais na África subsaariana e no sudeste asiático - caiu quase para metade entre 1990 e 2010 (de 543.000 para 287.000). Já a mortalidade infantil em menores de cinco anos passou de 12 milhões por ano em 1990 para 7,65 milhões em 2010, o que representa uma diminuição de 36,6 por cento, refere o documento.

Alguns países mais pobres conseguiram progressos "espectaculares" para reduzir a mortalidade infantil nas crianças com menor idade, referem os autores do estudo, que felicitam os contributos de peritos das universidades norte-americanas John Hopkins e Harvard, da London School of Hygien and Tropical Medicine (Escola de Londres de Higiene e Medicina Tropical) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O mesmo estudo refere que as taxas de mortalidade de crianças muitos jovens em numerosos países africanos baixaram duas vezes mais nos últimos anos que durante o decénio de 1990.

Botswana, Egipto, Libéria, Madagáscar, Malawi, Ruanda e Tanzânia são países onde a taxa de mortalidade infantil diminuiu cinco por cento ou mais por ano entre 2000 e 2010.

Progressos semelhantes registaram-se na mortalidade materna e num pequeno número de nações como Guiné Equatorial, Nepal e Vietname, em que a diminuição chegou a atingir 75 por cento ao ano.

Apesar destes progressos, apenas 22 dos 75 países abrangidos pelo 'Countdown 2015"' ('Contagem Decrescente 2015') estão perto de atingir os objectivos do milénio fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU), concluiu o trabalho.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/mortalidade-materna-e-infantil-em-queda-acentuada-desde-1990

Sem comentários:

Enviar um comentário