sábado, 1 de setembro de 2012

Diário Digital: Meia hora de exercício mais eficaz que uma hora para perder peso, diz estudo

Afinal, no que toca ao exercício físico «menos é melhor», pelo menos segundo um estudo de investigadores da Universidade de Copenhaga. Os investigadores concluíram que meia hora de exercício era mais eficaz para a perda de peso do que um hora de «malhação».

O estudo, publicado no American Journal of Physiology, concluiu que as pessoas que corriam, remavam ou andavam de bicicleta 30 minutos por dia perderam em média 3,6 quilos ao longo de um período de três meses. Já quem dedicava uma hora diária a estes exercícios perdeu, em média, 2,7 quilos nos três meses.

O estudo acompanhou 60 homens dinamarqueses considerados «pesados mas saudáveis» mas que queriam ficar em melhor forma em três meses.

Metade dos homens realizaram uma hora diária de exercícios, usando um monitor cardíaco e um contador de calorias. A outra metade dedicou apenas 30 minutos diários aos exercícios.

Mads Rosenkilde, que liderou o estudo, refere que «30 minutos de exercício suficientemente duro para fazer suar era bastante para inverter um índice de massa corporal pouco saudável».

«Constatámos que fazer exercício por uma hora em vez de 30 minutos não se traduz em qualquer perda adicional quer de peso quer de gordura», acrescenta.

Os investigadores admitem que a explicação poderá passar por aqueles que faziam exercício durante mais tempo acabarem por comer mais.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=588709

Sem comentários:

Enviar um comentário