sábado, 2 de fevereiro de 2013

Diário Digital: Coçar os olhos e usar colírio podem causar problemas irreversíveis

No Verão, é comum as pessoas lembrarem-se de usar protector solar. Mas muitos esquecem-se de usar óculos escuros. Os olhos, que também precisam de cuidados especiais nessa época do ano, geralmente são negligenciados. Não cuidar bem deles pode causar uma série de problemas – alguns irreversíveis.

O principal cuidado é fazer visitas periódicas ao oftalmologista. Muitos só procuram esse profissional quando sente algum incómodo – o que geralmente é sinal de um problema já enraizado ou em estágio avançado. «Muitos problemas de visão podem ser prevenidos com visitas periódicas ao oftalmologista. Casos que acabam por tornar-se graves poderiam ser resolvidos com um simples consulta», alerta a oftalmologista Andréa Lima Barbosa, directora-médica da Clínica dos Olhos São Francisco de Assis (RJ).

Para as pessoas que já têm problema de visão ou estão acima dos 40 anos, a recomendação é que a consulta seja feita anualmente. Os mais jovens e sem problemas oculares podem ser consultados a cada dois anos.

Usar óculos de sol é fundamental. E isso não deve ser feito apenas no Verão: durante todo o ano os olhos devem ser protegidos dos raios ultravioletas.

«Óculos com protecção contra raios UV devem ser usados em todas as estações, sempre que se fica exposto a essa radiação por mais de 15 minutos», explica Eduardo Rocha, professor de oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Sem a protecção adequada, a radiação pode causar problemas como irritações, queimaduras na córnea e tumores, além de favorecer o desenvolvimento de catarata e degeneração macular.

Mas é preciso ficar atento à qualidade dos óculos. Não basta que sejam escuros; também devem ter filtro contra os raios ultravioletas – caso contrário, podem ter efeito oposto, pois dilatam a pupila, permitindo a entrada de mais luz e, consequentemente, de mais raios nocivos.

Também é preciso prestar muita atenção a alguns hábitos que muitas pessoas têm, como coçar os olhos ou usar colírios sem prescrição médica. Coçar os olhos pode causar sérias lesões na córnea, e até mesmo levar ao desenvolvimento da ceratocone, uma deformação da córnea que a torna mais fina e com formato mais cónico.

Além disso, coçar os olhos com as mãos sujas aumenta o risco de alergias, irritações e até mesmo conjuntivite infecciosa. Usar colírio sem receita também traz riscos: «o uso indiscriminado de colírios pode causar uma importante perda de visão e até cegueira», alerta Carlos Eduardo Arieta, professor do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Unicamp.

Uma alimentação adequada é essencial para manter a saúde dos olhos. Pode ajudar a fortificá-los e até mesmo a evitar o aparecimento de alguns problemas. «Uma alimentação equilibrada, a fim de se ter um aporte de diversas vitaminas (incluindo a vitamina A), é muito importante para os olhos», diz o médico Jayter Silva de Paula, professor da faculdade de medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo).

Um dos principais nutrientes para a saúde dos olhos é a vitamina A. Tanto que um dos primeiros sintomas da sua deficiência no organismo é a cegueira nocturna. Portanto, é importante consumir alimentos ricos neste nutriente, como cenoura, abóbora, espinafre e fígado. Certos minerais também estão ligados à saúde dos olhos, como o zinco, que ajuda a reduzir o risco de DMRI (degeneração macular relacionada à idade).

Os carotenóides luteína e zeaxantina estão directamente ligados à saúde dos olhos, pois são encontradas na mácula (parte central da retina). Encontrados na laranja, mamão, couve-flor, ervilha e brócolos, absorvem o excesso de luz, têm efeito antioxidante e evitam a acumulação de gordura no interior dos vasos oculares.

Os antioxidantes também são muito importantes para a visão. Isso porque os olhos sofrem, assim como o resto do corpo, um processo natural de degeneração. E esses nutrientes impedem o dano celular causado pela oxidação. Segundo um estudo feito pelo National Institute of Health (The Age-Related Eye Disease Study - AREDS) os altos níveis de antioxidantes presentes nas vitaminas A, C e E reduzem significativamente o risco de desenvolver DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), e protegem os olhos contra a aterosclerose (acumulação de gordura nas paredes internas dos vasos oculares).

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=613367

Sem comentários:

Enviar um comentário