quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Limpar o frigorífico


Volta e meia lá é preciso limpar bem o frigorífico. É importante para uma boa higiene e segurança alimentar de todos. E não é preciso inventar muito para ser eficiente.

O ideal é fazer este tipo de limpeza com o frigorífico o mais vazio possível, pois quanto mais vazio, mais fácil será.

Começo por juntar todos os alimentos numa só gaveta e numa só prateleira. Retiro as restantes para fora e lavo com água quente e detergente da loiça na banheira, pois o tamanho das gavetas dificulta a sua lavagem no lava-loiça. Depois ficam lá a escorrer o excesso de água enquanto volto ao frigorífico.

Com um pano limpo e um spray com água e vinagre, limpo todos os cantos e recantos do frigorífico. Esta parte convém ser rápida para evitar desperdícios de energia.

De volta à banheira, com um pano da loiça, seco bem as gavetas e as prateleiras e deixo-as uns minutos ao sol para que sequem bem. Depois de secas, repito tudo com a gaveta e a prateleira que tinham ficado com os alimentos.

O vinagre é um excelente e barato desinfectante. O seu cheiro, que nada me agrada, acaba por desaparecer rapidamente.

No dia-a-dia, é importante tentar manter o frigorífico o mais limpo possível. Quando descongelo qualquer coisa, coloco sempre uma caixa por baixo para recolher eventuais líquidos. Quando algo se suja mesmo, um pano limpo com um pouco de água e vinagre resolve o caso.

Boas limpezas!

2 comentários:

  1. Que proporção usas no spray com água e vinagre?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por questões práticas, uso o mesmo spray que tenho preparado para os vidros, com 3/4 de água e 1/4 de vinagre. Uma proporção de 1/2 água e 1/2 vinagre também funciona bem.

      Eliminar