domingo, 4 de março de 2012

Diário Digital: Idosos que comem adequadamente vivem mais, diz estudo

Idosos que comem adequadamente vivem mais. Esta é a principal constatação de um estudo realizado por investigadores da Universidade de Detroit (Estados Unidos), os quais avaliaram os hábitos alimentares e a taxa de mortalidade de uma amostra de 3.884 idosos.

Após um seguimento médio de 13 anos, os participantes que adoptaram uma dieta considerada saudável apresentaram menores taxas de todas as causas de morte, inclusive de mortalidade cardiovascular, quando comparados com aqueles idosos que tinham uma dieta considerada pobre.

Uma dieta saudável foi definida como aquela que alcançava uma pontuação superior a 80 pontos, de acordo com um plano desenvolvido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o chamado Índice de Alimentação Saudável (IAS). Uma dieta pobre era aquela com uma pontuação inferior a 51 pontos. Uma dieta mediana pontuava entre 51 e 80 pontos. O IAS avalia cerca de 10 componentes básicos da dieta, incluindo frutas, legumes, verduras, carnes, entre outros.

Os cientistas observaram que durante o seguimento médio de 13 anos, 62% das pessoas idosas com uma dieta saudável morreram. Esta taxa de mortalidade foi consideravelmente maior entre os idosos com uma dieta mediana ou pobre, ou seja, 71 e 78%, respectivamente.

O estudo foi publicado no Archives of Internal Medicine.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=559705

Sem comentários:

Enviar um comentário