segunda-feira, 5 de março de 2012

Distribuir tarefas | Aproveitar a vida

Delegar pode ser uma tarefa difícil, tanto a nível pessoal como laboral. Mas a sobrecarga imposta pela necessidade de fazer tudo, pode converter-se num cansaço permanente e nada produtivo.

Eu não gosto de delegar. Nem tão pouco gosto que mexam nas minhas coisas. Tenho uma maneira muito particular de gerir o meu espaço, por isso qualquer alteração faz-me sentir perdida.

Mas trabalho, tenho uma migalhinha e um mais-que-tudo com dois trabalhos, por isso, em Fevereiro, perdemos o amor ao dinheiro (que tanto custa a ganhar) e contratámos uma senhora para fazer as limpezas da casa uma vez por semana.

Ainda nos estamos a adaptar a esta nova realidade, mas sabe bem chegar a casa e vê-la limpinha e arrumada. Pelo menos até a migalhinha começar a espalhar os brinquedos por todo o lado ou fazer voar bocados de batata pela cozinha...

No final do mês, custa um bocadinho, mas prefiro pensar nesse dinheiro como um investimento na família e em mim. Assim não temos de andar a limpar a casa às prestações, podemos passar mais tempo uns com os outros e até me pude dedicar, pela primeira vez em muito tempo, a algo para mim. E como sabe bem voltar a escrever...

Por isso, em forma de balanço, acho que vale a pena. Vamos ver como corre este mês!

...

Esta semana, tive a necessidade de editar o artigo de Opinião. E até está relacionado com a importância de distribuir tarefas.

Tenho muitas ideias, algumas convicções e meia-dúzia de obsessões. Já há alguns anos, ainda miúda, estabeleci a que considero mais importante. Aproveitar bem o tempo!

Sempre me fez imensa confusão ouvir alguém dizer, ao ver a morte de perto, que gostaria de ter aproveitado melhor o tempo de vida que teve. Que desejaria ter passado menos tempo a trabalhar ou a tratar de coisas sem importância, e mais a ver os filhos ou netos rir e crescer. Então, decidi optimizar o meu tempo tão bem quanto possível.

O trabalho é uma parte importante da realização pessoal. As tarefas são essenciais à gestão do dia-a-dia. Os tempos passados em deslocações e esperas fazem parte de outros objectivos. Mas tudo isto pode ser optimizado... ou não?!

Aquilo a que me proponho é aproveitar todos os momentos ao máximo, sejam muitos ou poucos. Pois nunca se sabe quando vamos perder a oportunidade de dizer o quanto gostamos de alguém. É que a vida é traiçoeira e, por vezes, prega-nos partidas injustas e sem aviso.

E, por isso, o meu mote de hoje é um cliché, mas nunca é demais relembrar: aproveitem a vida! Não se trata de viver sem considerar as consequências, mas sim de aproveitar bem o tempo que temos... Seja muito ou pouco, deve ser bem vivido!

A mensagem de hoje é dedicada a alguém que eu não só adorava e respeitava, mas principalmente que admirava pela sua força e capacidade de superar dificuldades e de vingar na vida! Mesmo tendo sido uma vida encurtada estupidamente cedo! Um grande beijinho para ti!
 

1 comentário:

  1. Concordo a 100% miga, acho se todos ajudarem tudo se consegue. E há que viver o presente com maior intensidade. Todos têm pouco tempo, todos têm as suas tarefas, mas isso não impede ninguém de fazer mais.

    E quem nos deixou tinha muita razão. Muita sabedoria, muitos anos de vida... Força!

    Bj***

    ResponderEliminar