sexta-feira, 23 de março de 2012

TVI24: Cancro do colo do útero: teste para fazer em casa

Um teste de auto colheita para deteção precoce do papiloma do vírus humano (HPV), responsável pelo cancro do colo do útero, é lançado no mercado quinta-feira, Dia da Mulher, por uma empresa de Coimbra, foi esta segunda-feira anunciado.

Denominado «Teste da Mulher» e dirigido especialmente a mulheres com mais de trinta anos - «as que correm maior risco de desenvolver o cancro do colo do útero» -, é o primeiro método em Portugal que permite a auto colheita e «é mais robusto e rápido do que o método clássico - teste de Papanicolau [citologia] - para detetar a presença do HPV», lê-se numa nota de imprensa da Universidade de Coimbra (UC).

O novo método foi concebido ao longo dos últimos cinco anos pela Infogene, empresa biotecnológica formada por investigadores da UC, e consiste num estojo («kit») de autocolheita e por um teste de deteção precoce do HPV.

O que o torna único ¿ segundo a mesma nota da assessoria de imprensa da UC - é o facto de ser «um teste muito específico, capaz de identificar os 12 tipos de HPV de alto risco responsáveis pela infeção persistente que causa o cancro do colo uterino e de, em caso de resultado negativo, garantir à mulher um período de tranquilidade três vezes mais dilatado do que o método convencional», explica Rui Costa, diretor executivo da Infogene, citado no documento.

Segundo Rui Costa, «é um método rápido, simples e seguro, cumprindo todas as normas» da União Europeia.

«A mulher, em qualquer momento, com conforto e na sua intimidade, pode efetuar a colheita e enviar para análise. O estojo engloba um dispositivo em forma de "varinha" com uma porção de colheita, um tubo de transporte, um envelope pré-pago para envio da amostra, um folheto de instruções e um formulário de requisição. Após a colheita, a porção de colheita é colocada no tubo de transporte e este é enviado para o laboratório», adianta.

Numa primeira fase, o «Teste da Mulher» pode ser adquirido em laboratórios de análises clínicas, mas o objetivo é que, a curto prazo, esteja também disponível em farmácias.
Rui Costa disse à Lusa que em Portugal este é o primeiro método deste tipo a ser comercializado, embora já existam sistemas idênticos noutros países.

«Nas mulheres acima dos 30 anos, estudos indicam que este teste é mais sensível na deteção precoce do cancro do colo do útero do que a citologia», afirmou, ao adiantar que espera «uma boa recetividade dos ginecologistas» ao novo método.

Segundo a mesma nota da UC, esta solução foi validada no Hospital Universitário de Uppsala (Suécia), através de um estudo comparativo com o teste de Papanicolau, em que participaram quatro mil mulheres.

O cancro do colo do útero é o segundo tipo de cancro mais frequente nas mulheres a nível mundial.

Incubada no Instituto Pedro Nunes da Universidade de Coimbra, a Infogene nasceu em 2006 e é especializada no desenvolvimento de métodos não invasivos de deteção precoce do cancro.

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/cancro-colo-do-utero-coimbra-teste-saude-tvi24/1330608-4069.html

Sem comentários:

Enviar um comentário