sábado, 21 de julho de 2012

Diário Digital: Diagnóstico de cancro da mama cresceu 3,1% ao ano no mundo

Nos últimos 30 anos, os casos diagnosticados de cancro da mama no mundo cresceram a uma taxa anual média de 3,1%. Ou seja, o número de diagnósticos subiu de 640 mil em 1980 para mais de 1,5 milhãos no ano passado, informa um novo relatório internacional, o World Breast Cancer Report 2012.

O aumento impressionante tem vários factores, afirma o relatório, coordenado por Peter Boyle, do Instituto Internacional de Pesquisa da Prevenção (sediado em Lyon, França).

O primeiro é uma irónica «democratização» dos tumores de mama. Décadas atrás, a doença era maioritariamente diagnosticada em mulheres de países ricos, que dispunham de estrutura para rastrear o problema e de uma população com idade média mais elevada - um dos factores de risco para o aparecimento da doença.

Agora, no entanto, o aumento da expectativa de vida em quase todos os países emergentes e pobres, bem como o aparecimento de programas de saúde pública, fez com a detecção do problema desse um salto planeta afora.

Outro factor importante, segundo os pesquisadores, é a mudança de hábitos reprodutivos, também global - mulheres que demoram mais para engravidar correm, em média, risco maior de desenvolverem tumores mamários.

Estima-se que 60 mil novos casos de cancro da mama sejam detectados no mundo em 2013. A boa notícia é que, enquanto o número de casos diagnosticados aumenta, a mortalidade tem caído, a uma média anual de 0,6%.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=582087

Sem comentários:

Enviar um comentário