sexta-feira, 6 de julho de 2012

Diário Digital: Grávidas que passam muito tempo de pé podem prejudicar tamanho do bebé

As grávidas que passam longas horas de pé, por exemplo no trabalho, podem estar a prejudicar o tamanho do bebé, indica um estudo liderado por investigadores holandeses de Roterdão publicado esta semana na revista «Occupational and Environmental Medicine». O estudo conclui que «longos períodos em pé e elevadas cargas horárias semanais durante a gravidez parecem influenciar negativamente o crescimento do feto».

Os investigadores acompanharam a gravidez de 4.680 mulheres entre 2002 e 2006. Após o parto efectuaram medições dos bebés e relacionaram as dimensões dos recém-nascidos com as profissões exercidas pelas mães.

Entre as conclusões do estudo destaca-se o facto de as mulheres que têm profissões em que passam muito tempo de pé têm bebés com a cabeça aproximadamente 3% inferior à média.

Os investigadores analisaram mulheres que passavam muito tempo de pé (38,5%), ou que tinham de caminhar bastante (45,5%), bem como outras cujo trabalho implica levantar pesos (6%) e as que trabalham em turnos nocturnos (4%).

Também a carga horária semanal das grávidas foi analisada, tendo-se verificado que 47,5% trabalhavam 25 a 39 horas semanais e 23% superavam as 40 horas semanais.

As mulheres que trabalhavam mais de 40 horas por semana deram à luz bebés com um diâmetro de cabeça um centímetro inferior aos filhos das mulheres que trabalhavam menos de 25 horas semanais. Também o peso dos recém-nascidos das primeiras era inferior.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=579842

Sem comentários:

Enviar um comentário