sexta-feira, 13 de julho de 2012

TVI24: Tecnologia pode prevenir morte súbita

A morte súbita no desporto pode ser evitada. Isso mesmo tentam provar cientistas portugueses do Instituto Superior Técnico que desenvolveram uma tecnologia que pode prevenir e combater casos de morte súbita.

É uma nova tecnologia e destina-se a grupos de risco como desportistas de alta competição. Trata-se de um teste em que uma amostra de ADN retirada do sangue é colocada num microchip. A amostra contém inúmeros genes que podem ser dissecados e avaliados através de um laser.

O teste é feito em laboratório, analisa as mutações de ADN e pretende avaliar de forma rápida quem tem ou não mais probabilidades de morrer de forma repentina. Até agora, resultados similares só estavam disponíveis num mínimo de 8 semanas.

O projeto nasceu na sequência da morte súbita em campo do jogador do Benfica Miklos Feher em 2004. A tecnologia entra agora no mercado através de uma empresa, a SHPG Heart Genetics, e a ideia é tornar os microchips de ADN rentáveis a nível internacional.

Os microchips de ADN destinam-se a várias patologias, são mais baratos e apresentam resultados mais rápidos que os testes similares até agora conhecidos.

A miocardiopatia hipertrófica, ou se quiser, a síndrome da morte súbita, é uma doença genética e afecta uma em cada quinhentas pessoas.

http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---tecnologia/morte-subita-feher-tecnologia-tvi24/1359313-5800.html

Sem comentários:

Enviar um comentário