segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Aumentar o consumo de frutas

O segundo objectivo da nossa mudança de hábitos alimentares para a adopção de uma alimentação saudável foi aumentar o consumo de frutas.

Aqui a grande dificuldade não estava na fruta em si, pois adoramos todo o tipo e feitio, mas sim no lado prático do seu consumo. Na altura em que começámos esta mudança de hábitos, éramos estudantes universitários, pelo que andávamos constantemente de um lado para o outro e não era nada prático andar com peças de fruta atrás.

Agora é mais fácil. Na marmita que levamos para o trabalho, constam sempre duas peças de fruta para comer a meio da manhã e depois de almoço. Tem é de ser fruta prática ou já arranjada. As frutas mais complicadas ficam para comer em casa.

Mas comer fruta não precisa de ser comida sempre da mesma forma. Variar a sua apresentação também contribui para aumentar o seu consumo. Aqui ficam algumas sugestões:

-     Batidos de leite ou iogurte: de banana, de morango, de manga... de tudo o que consigam imaginar (a migalhinha adora!)
-     Iogurtes de fruta caseiros: cozendo a fruta, as hipóteses são tantas quanto as frutas existentes
-     Bolos e pães com fruta: as maçãs, bananas e pêssegos adoram participar nestas receitas
-     Saladas: com massa, frango, legumes e... fruta em pedaços
-     Ovos: experimentem juntar uns pedaços de maçã ou um pouco de amêndoa laminada aos ovos mexidos. Divinal!

No meio disto tudo há algo importante a não esquecer: lavar sempre muito bem todas as peças de fruta. Seja de que tipo for.

Estas medidas foram fáceis de implementar e o objectivo de alcançar. Foi só uma questão de mudança de hábitos. A redução da quantidade de sal demorou um pouco mais...

Boa fruta!

Sem comentários:

Enviar um comentário