segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Reduzir o consumo de açúcar


O último, e mais difícil objectivo da nossa adopção de uma alimentação saudável, foi a redução do consumo de açúcar. Não foi por acaso que este objectivo ficou para último: já sabíamos que ia ser o mais difícil de alcançar. Mas difícil não é impossível e por isso lá acabámos por definir uma estratégia de ataque a este pseudo-alimento.

Antes de mais é importante referir o seguinte:

-      Há estudos recentes que comparam o seu efeito no fígado aos efeitos provocados pelo álcool (!)
-      Não é um alimento necessário ao ser humano
-      Cria dependência
-      Está associado a uma série de doenças, tais como cáries, diabetes, obesidade, cancro...
-      Não faz falta

Então porque é que o consumimos? Porque sabe bem e porque fomos habituados a seu sabor!

Quem não gosta de um arrozinho doce, um gelado ou uma tablete de chocolate?

Mas sabendo bem da nossa gulodice e do mal que estávamos a fazer a nós próprios resolvemos adoptar a seguinte estratégia:

-      Cortar com o consumo de bolos de pastelaria e substituir por pão: esta acabou por ser mais fácil do que estávamos à espera!
-      Cortar no consumo de bolachas. As opções caseiras são mais saudáveis (em vários aspectos) e podemos controlar a quantidade de açúcar adicionado
-      Substituir o açúcar branco por açúcar mascavado: quanto mais integral, melhor. O seu sabor característico faz com que seja necessária uma quantidade menor com a vantagem de ainda conservar algumas vitaminas e minerais
-      Reduzir o consumo de cereais de pequeno-almoço: o pouco tempo disponível de manhã faz com que seja um hábito complicado de alterar, mas há variedades com menos açúcar. Comparem, por exemplo, corn flakes com e sem açúcar... a diferença é abismal!
-      Reduzir o consumo de gelado: esta foi, sem dúvida, a medida mais difícil, pois é o nosso grande pecado... optámos por consumir apenas gelado caseiro ao qual adicionamos pouco açúcar e de uma geladaria na Costa de Caparica que sabemos ter os melhores gelados (provavelmente) do Mundo :)

Esta é uma estratégia que continuamos a implementar, na busca de desabituar o paladar e encontrar formas de substituir “aquele pó branco”.

Recentemente procurei substitutos ao açúcar. Encontrei que recomendasse o Agave, o Stevia ou o Xylitol. Ainda só experimentei o Agave, mas numa pesquisa mais detalhada li que afinal não é assim tão recomendável, por isso também já foi posto de parte.

Não há melhor substituto que a sua eliminação, mas até o conseguir, a pesquisa continuará...

Entretanto, para quem tem filhos, lembrem-se que os hábitos alimentares começam a ser definidos ainda na barriga da mãe. Uma boa alimentação durante a gravidez é um bom começo. E depois, prioridade ao leite materno, às papas sem adição de açúcar, as bolachinhas sem adição de açúcar, aos iogurtes naturais (juntem fruta fresca em vez de comprarem os de aromas). Não lhes dêem refrigerantes, nem chocolates, nem rebuçados, nem gomas, nem nada que não lhes faça falta... eles vão acabar por os descobrir sozinhos... não precisam da nossa ajuda! É o futuro e a saúde deles que está em causa e a responsabilidade é só nossa!

Boa redução!

Sem comentários:

Enviar um comentário