domingo, 11 de novembro de 2012

Diário Digital: Oito maneiras de estimular as crianças a escovar os dentes

Ensinar as crianças a escovar os dentes exige paciência e muita criatividade, mas por mais trabalhosa que a tarefa se revele, é necessário insistir.

«A partir dos dois anos, são criados os costumes que vão perdurar por toda a vida, os pais não podem deixar-se vencer por uma birra ou uma crise de choro», afirma a odontopediatra antroposófica Carmem Silvia Patriani de Carvalho, especializada em psicologia.

Até porque, com um pouco de insistência, a dificuldade vai acabar por transformar-se em motivo de festa e todos vão divertir-se na hora de ir para o lavatório em frente do espelho. Se acha que jamais verá a hora de atingir essa fase, veja as dicas dos especialistas para fazer com que a as crianças até peçam para escovar os dentes.

Lição 1: O exemplo dos pais
Um dos passos mais importantes para estimular as crianças a escovar os dentes é o próprio exemplo dos pais. O dentista Marcos Moura, presidente da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), defende que é muito mais fácil para a criança entender que a escovagem faz parte dos hábitos saudáveis quando ela cresce num ambiente em que a família, logo após as refeições, escova os dentes, usa o fio dental e higieniza a língua. Afinal, porque é que ela precisa de usar o fio dentário se o pai e a mãe não usam? Os pais são um espelho para os filhos na maioria das situações, dê o exemplo.

Lição 2: Um momento família
Como as crianças copiam a postura dos adultos, fazer da escovagem um momento divertido pode funcionar muito bem. A dentista infantil antroposófica Carmem Silvia sugere que pais escovem os dentes junto dos filhos, ao sair da cama e antes de se deitar. Nessa hora, os pais devem aproveitar para verificar se a criança está a escovar os dentes de forma correcta e fazer correcções quanto a força (a gengiva infantil é muito sensível e pede movimentos delicados para não sangrar) e sentido dos movimentos da escova (circulares ao fundo e sobe-desce nos dentes da frente).

Lição 3: O ambiente adequado
Já colocou seu filho de pé sobre a sanita para ele alcançar o espelho? Se já o fez, o melhor é não repetir. De acordo com a odontopediatra Carmem Silvia, é fundamental criar um ambiente seguro para a escovagem infantil. «Já atendi vários casos em que a criança não gostava de escovar os dentes simplesmente porque tinha medo de cair ou porque já se tinha magoado durante a tentativa de alcançar a torneira». Em vez de colocar o seu filho em cima da sanita, ofereça um banquinho firme. Outra opção é usar um copinho com água para a criança poder enxaguar a boca em vez de se esticar no lavatório para alcançar a torneira.

Lição 4: De igual para igual
Os pais precisam de ser firmes com as crianças, mas isso não significa irritação ou voz alta. «Se for o caso, baixe-se para conversar na mesma altura dele», afirma a odonpediatra. Para a especialista, é preciso explicar de forma carinhosa aos filhos que eles necessitam de escovar os dentes e comentar os benefícios imediatos da higienização (gosto bom na boca e dentes mais brancos) sem deixar de mencionar a prevenção de cáries.

Lição 5: Incentive oferecendo atenção
Participe das actividades que o seu filho tem prazer. Uma boa táctica também é incentivar as crianças com mecanismos de compensação, como prometer brincar com ela, contar uma história ou ouvir uma música depois de escovar os dentes. A disposição calorosa e firme mostra que a tarefa é importante para todos e estimula a criança a cooperar.

Lição 6: Nunca ameace ou crie medos
Assustar as crianças não é uma boa saída, ela pode criar traumas que irão ser prejudiciais para a sua saúde bucal. O «monstro das cáries» é uma brincadeira de péssimo gosto, segundo o dentista Marcos Moura, presidente da ABHA. Além do fantasma do bichinho das cáries, muitos pais usam o dentista como uma figura má que tem um motor capaz de torturar crianças desobedientes. «Dizer à criança que vai levá-la ao dentista para apanhar uma injecção é um erro, a cadeira de dentista é para tratar os dentes e deixar o sorriso mais saudável, e não um local de tortura», afirma o presidente da ABHA. 

Lição 7: Consultar um profissional
Vá ao dentista com o seu filho e sente-se na cadeira com naturalidade, isso ajuda a combater qualquer tipo de medo. Se possível, leve o seu filho a um consultório odontológico infantil - normalmente eles são adaptados com um cenário agradável para a criança, colorido, com um lavatório pequeno, espelho e vários brinquedos educativos. «Na consulta, aproveite para tirar dúvidas e aprender como fazer e monitorizar a limpeza bucal infantil», afirma a odontopediatra Carmem Silvia. No consultório, os odontopediatras ensinam as crianças a escovarem os dentes em frente ao espelho.

Lição 8: Fazer da rotina um ritual
Criar um ritual para o hábito de escovar os dentes é excelente. Existem pais que compram fantasias para incentivar as crianças a ter prazer pelo momento da escovagem, uma espécie de «operação contra as cáries», quando personagens entram em acção para fazer a limpeza bucal. A brincadeira pode ir muito além, com alguns artifícios como escovas de dentes coloridas, que piscam ou apresentam desenho de personagens. «A música e os livros de histórias específicas sobre a saúde bucal também são grandes aliados», afirma a odontopediatra Carmem Silvia.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=598526

Sem comentários:

Enviar um comentário