terça-feira, 17 de abril de 2012

Contagem da electricidade, água e gás

Apontar as contagens da electricidade, água e gás mensalmente dá-nos uma melhor noção do que estamos a consumir, incentiva-nos a poupar mais e a reduzir o consumo no mês seguinte.

Quem quiser, pode também enviar a contagem para a empresa fornecedora para evitar facturação por estimativa.

Lá em casa temos tarifa bi-horária de electricidade e raramente lá vão fazer a contagem. E sabem como é que fazem a estimativa?!? Nos meses de Verão estimam com base no consumo dos meses de Inverno e no Inverno com base no consumo do Verão anterior. Quando fazem o acerto em Fevereiro, lá vem uma factura brutal!!!

Por isso, comecei a apontar os consumos.

Confesso que só costumo apontar a contagem da electricidade. É a que tem mais facturação por estimativa e, portanto, mais surpresas. A contagem da água e do gás é feita com regularidade pelas respectivas companhias, por isso, deixei de controlar e vou vendo na factura.

Boas contagens!


[Não consegui adicionar a versão em excel. Se alguém quiser o ficheiro em excel, basta enviar um email para dicas.da.migalha@gmail.com com o Assunto: Excel Leituras dos contadores electricidade, água e gás. Assim que me for possível, envio :)]

Sem comentários:

Enviar um comentário