domingo, 1 de abril de 2012

Dinheiro Vivo: Durma depois de estudar ou trabalhar. Ajuda a memória

Se alguma vez experimentou uma noitada de estudo antes de um exame importante, é decerto familiar com aquela sensação de nevoeiro mental, em que se tenta recordar de um qualquer detalhe que parece já ter escapado. Ora isso pode muito bem ter acontecido pela simples razão de que não dormiu. 

Estudos recentes concluíram que dormir logo a seguir a estudar aumenta de forma significativa a capacidade de um aluno reter informação. Os investigadores dividiram os alunos de Harvard que dormem pelo menos seis horas em grupo e pediram-lhes para memorizarem dois blocos de palavras, um com termos relacionados e outro completamente aleatório. Um dos grupos apreendeu as palavras às nove da manhã e seguiu com o seu dia. O segundo grupo, estudou as palavras às nove da noite e foi dormir logo a seguir. Se bem que o sono não tenha tido um impacto significativo na capacidade de os estudantes se lembrarem das palavras, a verdade é que aqueles que foram dormir de seguida as conseguiram reproduzir de forma mais rápida.

Os investigadores concluíram ainda que quando se vai dormir após aprender alguma coisa, trava-se a deterioração da memória ao acordar. Por isso, dormir de forma adequada é uma parte fundamental do processo de aprendizagem intelectual. Haverá mais estudos a seguir e com conclusões diversas, mas, para já, dormir em vez de fazer uma noitada a estudar parece ser a escolha mais acertada.

http://www.dinheirovivo.pt/Guru/Artigo/CIECO040039.html
 

Sem comentários:

Enviar um comentário