domingo, 8 de abril de 2012

i online: Bom Dia Lisboa e o pequeno-almoço num saco

Que a primeira refeição do dia é a mais importante já todos sabemos. Que deve abranger vários triângulos da roda dos alimentos, também – regra que os ingleses levam à letra mas que pode ser cumprida com contenção. O único problema na lição do bom comer é o tempo. Regra geral, são os lençóis os culpados nesta história toda, a provocar o efeito bola de neve – “levo uma bolacha para depois”. É aqui que entra a Bom Dia Lisboa. As novas bancas que estão nas estações de metro da cidade (Odivelas, Saldanha e S. Sebastião) prometem tirar-lhe 15 segundos do seu tempo e dar-lhe um pequeno-almoço completo.

De Madrid para o metro “Não é um café”, esclarece Alexandre Rocha, uma das caras por trás do projecto. “Aliás, para já, nem sequer vendemos café. As pessoas pegam, pagam e vão-se embora, à sua vida, para os escritórios, para casa, para a oficina, o que for”, acrescenta.

Alexandre, 23 anos, é ex-aluno da Universidade Nova de Lisboa e foi com outros três colegas – Tiago Neves, Duarte Mourão e Diogo Monteiro – que decidiu trazer o conceito de comida saudável e rápida para baixo de terra.

Tudo começou numa espécie de viagem de estudo. Foram a Madrid, a propósito do mestrado em Gestão, e foi entre visitas a bancos e programas afins que começaram a desbravar caminho para o projecto.

Conta Alexandre: “Foi o Tiago que teve a ideia. Estava num café a pagar uma fortuna por um atendimento horrível, altamente demorado, e foi aí.” Quando chegaram a Portugal continuaram a remoer o assunto, entre o final do mestrado e apresentação da tese, já que “também era interessante do ponto de vista académico”, continua Alexandre.

Da ideia, que surgiu no início de 2011, à prática foi quase um ano. A 26 de Janeiro de 2012 abriu a primeira Bom Dia Lisboa, em Odivelas (para experiência), e no final de Março as da estação do Saldanha e de S. Sebastião.

“Andámos a perguntar a centenas de pessoas o que queriam comer, tomar. Queríamos servir o máximo número de pessoas com produtos que a maioria quer”, revela sobre uma primeira fase de trabalho, à secretária. O resultado: cinco menus à escolha para uma refeição saudável e equilibrada: várias combinações de fruta, sandes mistas, croissants mistos, iogurtes e leite. Tudo produtos do dia, incluindo o pão, que – não se deixe enganar – só está embalado para facilitar o processo.

Resumindo, a ideia é esta: passa no balcão, escolhe um menu (mostrado no placard) e depois é só meter no saco e levar. E está pronto para seguir caminho. Cerca de 15 segundos é o que demorará esta operação, segundo as contas do grupo. Os preços vão de 1€ a 1,90€. Também pode comprar os produtos em separado, mas fica mais em conta o menu. Que, por sinal, também é mais rápido.

http://www.ionline.pt/boa-vida/bom-dia-lisboa-pequeno-almoco-num-saco
 

Sem comentários:

Enviar um comentário