segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dona de casa ou donos de casa?


Acho que hoje vou ganhar alguns inimigos, mas que se lixe!

Sabem aquele padrão familiar típico? Mulher que trabalha, faz as compras, cuida dos filhos, faz o jantar, limpa a casa, ajuda nos TPC e ainda leva a cerveja ao marido que está sentado no sofá a ver a bola... Homem que trabalha, deixa os sapatos espalhados, brinca com os filhos (com sorte!), senta-se no sofá a ver a bola e grita para a mulher que está na cozinha “traz-me aí uma fresquinha”...

Hoje em dia, mulheres e homens trabalham lado a lado no mundo empresarial. Ambos chegam a casa demasiado tarde e demasiado cansados. E ainda têm pela frente uma série de tarefas que, se partilhadas, se fazem mais depressa e com outra disposição.

E não se trata de “ajudar”! Aliás, ai de quem me perguntar “e ele, ajuda lá em casa?” AJUDA?!? Mas estão a gozar comigo? Ajudar é quando não é o seu dever. A casa é tanto minha como dele, por isso ele FAZ as suas tarefas e eu FAÇO as minhas!

Enquanto ele serve o jantar, eu dobro alguma roupa. Enquanto eu lavo a loiça, ele prepara os almoços do dia seguinte. E depois, juntos, descansamos um pouco no sofá.

Pessoalmente, não tenho (muitas) razões de queixa. Aliás, reparo que há, cada vez mais, uma repartição de tarefas e uma consciencialização de que isso é o normal.

Cabe aos homens, ter a noção da realidade. Cabe às mulheres, não ser complacentes. E cabe a ambos, educar os filhos, sejam raparigas ou rapazes, em igualdade.

Boa sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário