segunda-feira, 2 de abril de 2012

Deixar o lixo à porta


Estamos em plena semana santa. Religiosas ou não, praticantes ou não, quase todas as famílias portuguesas se reúnem à mesa na Sexta-Feira de Paixão e no Domingo de Páscoa.

Do bacalhau ao cabrito, passando pelo delicioso folar, sem esquecer as tradicionais amêndoas, o resultado de tanta mesa farta acaba, inevitavelmente, num volumoso saco de lixo.

Até aqui, tudo bem. O problema está na maneira como cada um trata esse mesmo SEU saco.

Não é raro vê-los do lado de fora da porta de casa, muitas vezes a tresandar ou mesmo a verter um qualquer tipo de resíduo em plena parte comum de um prédio que serve várias famílias.

Para além do aspecto inestético a juntar ao mau cheiro, há um total desrespeito por um espaço que é de todos.

E convém não esquecer que, com dois feriados seguidos, a recolha do lixo estará condicionada. Tenham isso em conta antes de levar o lixo para o contentor. Se estiver cheio, não deixem o VOSSO saco no chão da rua. O cheiro de comida a decompor-se atrai todo o tipo de animais que não se coíbem de rasgar o saco para se servir.

Vivemos em comunidade, usando espaços que são de todos, por isso tratem o que é comum como tratam o que é vosso.

Como diz o provérbio, “viver não custa, o que custa é saber viver”!

Boa Páscoa!
 

2 comentários:

  1. A minha vizinha deixa o lixo à porta durante semanas. E acha que eu sou uma bruxa velha por embirrar com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez, uma vizinha nossa deixou um saco enorme de lixo mal cheiroso durante 3 dias. Foi o suficiente para deixar o chão manchado e o prédio todo "perfumado" durante dias... :(

      Eliminar