segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Compras de supermercado online

Na semana passada, saiu um estudo da DECO sobre os preços praticados nos supermercados. Não me vou pronunciar sobre a validade do mesmo, pois a comparação de preços é algo supostamente objectivo e não conheço os critérios de selecção de artigos, nomeadamente se as quantidades e qualidades eram equivalentes.

Mas houve uma informação que me chamou a atenção. Segundo a DECO, as compras online ficam mais caras do que ir directamente ao supermercado. Utilizando o simulador deles no site (escolhi o concelho onde moro), as opções online surgem como sendo 5% mais caras do que a opção mais em conta (na opção geral).

Talvez assim seja, não vou pôr esta informação em causa sem dados mais concretos, mas não posso deixar de partilhar a minha opinião pessoal sobre o assunto.

Cá em casa já se fazem compras de supermercado online há bastante tempo, especialmente desde que a migalhinha nasceu. A nossa experiência de dezenas de encomendas e centenas de produtos encomendados diz-nos que devemos evitar comprar produtos frescos, especialmente fruta e legumes. Simplesmente não têm cuidado a escolher as peças. A carne, desde que embalada, não tem corrido mal.

Depois há que ter em conta a taxa de entrega, cujo valor varia consoante o horário de entrega, mas a maior parte dos supermercados online faz promoções regulares em que oferecem a taxa de entrega. Bem gerido, a verdade é que raramente pagamos taxa. As compras de artigos não perecíveis são feitas em quantidade tendo em conta a regularidade com que oferecem a entrega.

Grandes vantagens? Bem, não passamos horas preciosas no supermercado, não gastamos combustível, não carregamos paletes de leite e sacos cheios de enlatados.

Outro aspecto importante a ter em consideração são as promoções. As compras online também as têm e até as podemos ver todas juntinhas para ver se alguma interessa.

Também se consegue uma comparação por preço/capacidade muito eficiente. Digo-vos, por exemplo, que a marca de leite e de massas vai variando de encomenda para encomenda por causa deste pormenor.

Quanto à fruta e legumes, temos a sorte de ter muita que vem da terra do meu pai e de, muitas vezes, os meus pais comprarem a contar connosco. O resto acabamos por comprar regularmente em vários sítios: num supermercado perto do trabalho, num mercadinho perto da casa dos meus pais (onde a migalhinha fica durante o dia) ou na mercearia perto de casa. Assim temos frescos literalmente frescos!

Isto tudo para dizer que sou apologista das compras de supermercado (e não só) online. Poupam-nos tempo, dinheiro e paciência. Ah, e costumam oferecer amostras de produtos: as pastas de dentes dão jeito no trabalho e o gelado foi muito bem recebido :)

Boas compras!


1 comentário:

  1. Também sou fã das compras online, principalmente porque se perde muito menos tempo e se poupa muito mais o corpo! Ah, e também se evitam aquelas tentações típicas da ida ao supermercado (olha que pacote de bolachas tão interessante que está mesmo aqui ao pé de mim...)
    Para mim a compra online só tem os seguintes problemas:
    1- a oferta não é igual à da loja física, há produtos/marcas que não aparecem nas opções e há também quantidades que não estão disponíveis, por te obrigarem a uma compra mínima de x gramas;
    2- há produtos que entram em rotura de stock e tu estavas mesmo a contar com eles para serem entregues naquele dia e não são... sim, dá para optar por substituição automática por um produto semelhante... chamem-me esquisita, mas gosto de ser eu a escolher!
    3 - Nos frescos, não vale a pena comprar online. Há produtos que devem ser sempre escolhidos com os olhos :)

    ResponderEliminar