segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ler um livro

Com tanta tecnologia à nossa volta, acho que se está a perder um pouco o hábito de ler um belo livro. Aquele simples gesto de ter um livro na mesa-de-cabeceira ou de sentar numa tranquila esplanada e folhear estórias e conhecimento...

Não sei se é por trabalhar no mercado editorial, mas não me consigo desprender do lado material de um livro. É verdade que um livro define-se pelo seu conteúdo e não pela sua forma, mas, como diz o outro, “não é a mesma coisa”!

Para fazer uma pesquisa ou esclarecer uma dúvida, a internet permite um acesso à informação como nunca antes havia sido possível, mas não me imagino a ler um romance ou um thriller sem que seja em papel. Mas acho que, mesmo assim, se está a perder o hábito de ler :(

Por isso, hoje, gostaria de fazer uma sugestão. Que tal incentivarmos as nossas crianças a ler livros? Desde bem pequenas, incutir-lhes o gosto pela leitura, pela procura de conhecimento e novas ideias?

Acredito piamente que, assim, teremos crianças mais espertas, inteligentes e capazes de raciocínios mais elaborados. Crianças que não se contentam com um “é assim e pronto!”. Crianças que perguntam porquê e que questionam a resposta. Crianças que contribuirão para um futuro mais dinâmico e desenvolvido.

Boas leituras!



2 comentários:

  1. Eu tenho uma média de 4 livros na mesa de cabeceira :)

    E sim, apesar de ser adepta das novas tecnologias, nada substitui o folhear de um livro.

    ResponderEliminar
  2. Olecas....
    Após grande ausência, venho colocar mais um post.
    Pois é, como tu bem sabes, adoro ler, aliás, fanática.
    Tenho sempre livros e livros.
    Neste momento, tenho dois na mesa de cabeceira, ambos do mesmo autor. E tenho outro que foi oferecido por umas amigas lindas, que também não sai de lá.
    Adoro ler, e adoro oferecer livros, e gosto de incutir isso ao mano mais novo. Acho que não só ajuda na leitura, como também no português (apesar de ter livros em inglês também), mas ajuda na gramática.
    Leiam, faz bem ao cérebro estimula a mente....
    Beijocas ***

    ResponderEliminar