segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Respeitar os mais velhos e os mais novos

O mundo actual, nas sociedades ocidentais, é dominado pelas gerações de meia-idade. São os adultos que mandam no mundo e ditam as regras que crianças e idosos acabam por ter de seguir.

Mas há algo que tem de prevalecer: o respeito pelos outros. Embora este tema desse para escrever longas páginas, hoje só quero dar a minha opinião sobre uma frase recorrente “respeitinho aos mais velhos”.

O respeito (pela pessoa, pela opinião e pelo estar) por outro é devido, independentemente da idade. Assim como me irritam os jovens e adultos que tratam os mais velhos como trapos, também me irritam os adultos e idosos que tratam as crianças como ignorantes. Devo tanto respeito ao meu avô como à minha migalhinha!

Há algo que não nos podemos esquecer:

-      Os idosos têm a experiência e a vivência que nós, adultos, ainda não alcançámos. E, apesar de o mundo estar em constante mudança, não podemos ignorar os seus conhecimentos. Nem sempre certos, é verdade, mas sempre bem-intencionados!
-      As crianças têm a inocência e a capacidade de aprendizagem que nós, adultos, já há muito perdemos. E, apesar de o mundo não ser tão cor-de-rosa como eles pensam, não podemos ignorar as suas ideias. Nem sempre possíveis, é verdade, mas sempre em prol de um mundo melhor!

A minha sugestão de hoje é simples e tão fácil de concretizar (não custa dinheiro, nem paga impostos). Ouçam os nossos idosos e as nossas crianças com outra atenção. Com mais respeito e no seu contexto próprio.

E não usem a expressão “é não, porque eu digo que é não”... em criança nunca gostei dessa justificação. Não me ensinava nada, nem tão pouco me convencia. Por isso, ensinem também as vossas crianças a questionar os “não, por não”. E recordem-se... quando foi a última vez que ouviram (mesmo!) com atenção alguém mais velho? Ouçam, independentemente da idade!

Bom respeito mútuo!

Sem comentários:

Enviar um comentário