quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Escolher atum enlatado


As opções alimentares cá de casa são, cada vez mais, orientadas para o saudável. Acabaram-se os refrigerantes, não usamos gorduras animais, praticamente não comemos carnes vermelhas, comemos muita fruta e legumes e bebemos muita água. Isto de forma resumida, claro!

Mas uma alimentação saudável não se baseia apenas nos alimentos que escolhemos, mas também na forma em que os consumimos. Afinal, beber um néctar de pêssego ou uma rodela em calda nada tem que ver com comer um pêssego fresco.

Optar por atum enlatado é uma opção saudável e barata de consumir peixe, desde que consumido com moderação devido aos elevados níveis de mercúrio presentes neste grande peixe.

Mas existem várias variações de atum enlatado: conservado em óleo, em azeite ou ao natural (em água). Escusado será dizer que a última é a escolha mais saudável e garanto-vos que o sabor é idêntico.

Quanto à forma, o melhor é escolher atum em posta. Porquê? Porque o que não é em posta é “composto” utilizando as sobras do peixe num aglomerado questionável.

Não quero aqui questionar a segurança alimentar desse aglomerado, pois não é isso que está em causa. Mas uma posta de peixe integra será sempre melhor do que um agregado de pedaços que sobraram.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário