sábado, 6 de outubro de 2012

Diário Digital: Abortos induzidos aumentam risco de partos prematuros

Investigadores analisaram os registos de 300.858 mulheres que deram à luz pela primeira vez numa gestação única (de um só bebé), de 1996 a 2008, e compararam os dados com o registo de abortos induzidos de 1983 a 2008. A análise foi publicada online no jornal Human Reproduction.

Após levar em conta factores como tabagismo, histórico de abortos, nível sócio-económico e outros, os pesquisadores descobriram que o risco de partos extremamente prematuros, ocorridos antes da 29ª semana de gestação, aumentava com o total de abortos aos quais a gestante tinha se submetido antes da gestação: 19 por cento se 1 aborto, 69 por cento no caso de 2, e 278 por cento se fossem 3.

Eles também descobriram um aumento do risco de parto prematuro (ocorrido antes da 37ª semana de gestação) e de peso baixo ao nascer, mas apenas nas mulheres que haviam realizado três ou mais abortos.

Os autores avisam que variáveis desconhecidas podem ter influenciado as descobertas e que o seu estudo não estabelece uma relação de causa e efeito. Contudo, acreditam que a descoberta pode ser explicada por infecções que algumas vezes ocorrem antes e depois da cirurgia de aborto.

«O risco é baixo», afirmou a principal autora do estudo, Reija Klemetti, do Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar da Finlândia, «e o aborto é um procedimento cirúrgico seguro. Mas submeter-se a mais de dois abortos pode trazer sequelas e essa informação deve ser incluída nos programas de educação sexual».

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=592521

Sem comentários:

Enviar um comentário