segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Adoptar uma alimentação saudável

Mudar de hábitos nunca é fácil. O ser humano gosta de rotinas e do conforto do que lhe é familiar, pelo que uma mudança vem sempre acompanhada de alguma resistência.

Pessoalmente, acredito piamente que uma alimentação saudável e equilibrada é meio caminho andado para uma vida mais equilibrada, física e psicologicamente. Por isso, há uns anos atrás, decidimos mudar de hábitos.

Começámos por fazer um registo do nosso dia alimentar durante umas semanas (num ficheiro excel, claro está!). Assim pudemos fazer uma observação crítica dos nossos erros. Conclusão? Muito açúcar, muito sal, pouca fruta, poucos legumes...

A ideia era melhorar a nossa alimentação e conseguir que os novos hábitos criassem raízes e florescessem, por isso sabíamos bem que não podíamos tentar mudar tudo de uma vez e de repente, sob pena de não ver o objectivo alcançado.

Foi então que definimos prioridades e sub-metas. Decidimos começar pelas mudanças mais fáceis de aceitar e fazê-las aos poucos. Eis os objectivos:

  1. Reduzir o consumo de sal
  2. Aumentar o consumo de frutas
  3. Aumentar o consumo de legumes
  4. Reduzir o consumo de açúcar (não foi por acaso que este ficou para último...)
Prioridades definidas, passámos à estratégia para cada uma delas, recorrendo também a alguma pesquisa.

É importante salientar um factor essencial ao sucesso de qualquer estratégia: a motivação! Temos de acreditar naquilo a que nos propomos. Caso contrário, será demasiado fácil desistir ao primeiro contratempo...

Nos próximos tempos descreverei os objectivos e respectivas estratégias em detalhe.

Boas mudanças!

Sem comentários:

Enviar um comentário