terça-feira, 11 de junho de 2013

Malinha tiracolo - parte I


Desde que ganhei o bichinho pela costura, que pensei em arriscar fazer algo mais complexo do que bainhas ou toalhitas. Andava com vontade de fazer uma malinha tiracolo. A que andava sempre comigo estava a começar a descoser-se e precisava de uma substituta rapidamente.

Então, porque não fazê-la eu mesma?!

Comecei por escolher o tecido. Vi um, relativamente em conta e suficientemente grosso, que me agradou: sempre gostei de riscas! Lavei-o (para que encolhesse o que tivesse a encolher) e passei-o a ferro.

Depois medi a malinha que já tinha e usei-a como referência, pois achei que tinha o tamanho certo para o que preciso. Quanto mais pequena, menos tralha e menos peso!

Cortei o pedaço de tecido, tendo em conta as medidas pretendidas e a margem para costuras e disparates. Depois de cortado, achei que era melhor chulear as bordas para que não desfiassem. Alinhei bem o tecido (o facto de ser às riscas ajudou imenso), dobrei-o segundo as medidas pretendidas e passei novamente a ferro. Assim, ficou logo com as dobras todas que precisava.

Do avesso, alinhei novamente pelas dobras e prendi com alguns alfinetes. Depois foi costurar as laterais e as bainhas de cima.

A base da minha futura malinha estava feita e até nem tinha mau aspecto :)

Próximos passos, fazer a alça e costurar o fecho, nas próximas semanas.

Boas costuras!

Sem comentários:

Enviar um comentário