domingo, 10 de fevereiro de 2013

Diário Digital: Comer fora de casa eleva risco de excesso de peso e hipertensão

Quem tem o hábito de comer fora de casa tem maior risco de excesso de peso. Essa é a conclusão de um estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), que também mostrou que a variedade de alimentos consumidos em restaurantes e cafetarias, mais ricos em gordura, está associada a um maior índice de hipertensão.

O estudo baseou-se em dados do Inquérito de Saúde de Base Populacional no Município de São Paulo (ISA-Capital), feito entre 2008 e 2009 e financiado pela Secretaria Municipal da Saúde. Foram 834 pessoas entrevistadas, entre adolescentes, adultos e idosos, das quais 32% afirmaram fazer pelo menos uma refeição fora de casa por dia.

Segundo os resultados da pesquisa, 59% dos frequentadores de restaurantes apresentam excesso de peso ou obesidade. Já na população geral adulta da cidade de São Paulo 47,9% enquadra-se na categoria de excesso de peso, de acordo com a pesquisa Vigilância de Factores de Risco e Protecção para Doenças Crónicas por Inquérito Telefónico (Vigitel) de 2011. Ainda segundo o estudo, 26% dos que comem fora têm hipertensão. Na população geral, de acordo com a Vigitel, esse índice é de 22,5%.

As refeições mais frequentemente realizadas fora são as intermediárias, como o pequeno-almoço ou o lanche: 45% dos que comem fora afirmaram ter consumido essas refeições em estabelecimentos comerciais; 30% consomem o almoço; 15% consomem o pequeno-almoço e 10% consomem o jantar.

A média de calorias consumidas fora de casa por refeição foi de 628 calorias.

Segundo a autora do estudo, a nutricionista Bartira Gorgulho, o consumo de alimentos gordurosos é facilitado em restaurantes e cafetarias. “De maneira geral, as pessoas comem mal independentemente do lugar. Observamos que, quando comem fora de casa, há um consumo maior de gordura. A oferta de gordura é maior e as pessoas procuram comer o que não têm tanta oportunidade de comer dentro de casa, como uma variedade maior de carnes e frituras, observa.

Bartira acrescenta que é perfeitamente possível ter uma alimentação saudável fora de casa sem gastar muito com isso. Restaurantes com comida ao peso, por exemplo, geralmente oferecem várias opções de verduras e legumes.

Na opinião do nutricionista Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutricionismo (Abran), quem come fora de casa não costuma observar o tamanho das porções e, com isso, corre o risco de exagerar. Ele observa que pratos maiores oferecidos pelos restaurantes podem induzir as pessoas a pegar mais comida.

A comida ao peso é uma grande invenção, mas é preciso reflectir o que vai escolher”, diz o nutricionista. Um dos erros mais comuns, segundo ele, é servir-se de vários tipos de hidratos de carbono - juntando num mesmo prato arroz, puré de batata e massa, por exemplo - ou vários tipos de proteína, como carne bovina, enchidos e frango. “Por outro lado, o espaço para salada geralmente é pequeno. As pessoas não têm tendência para dar preferência às saladas. É o erro muito comum, aponta Ribas Filho.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=614190

Sem comentários:

Enviar um comentário