segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Semanário Sol: Crianças britânicas chegam à primária ainda de fraldas e sem saberem usar casa de banho

Um estudo parece estar a demonstrar a preguiça dos pais britânicos. Um inquérito realizado a 850 funcionários de escolas do Reino Unido mostra que cada vez mais crianças chegam às escolas primárias ainda a utilizarem fraldas e sem terem aprendido as capacidades básicas do dia-a-dia, como vestir casacos ou ir à casa de banho.

O estudo, realizado em conjunto pela Associação Britânica de Professores e a pelo grupo Educação e Recursos para a Melhoria da Continência Infantil, revelou que têm aumentado os casos de crianças que urinam nas calças quando estão na escola.

Dos 850 funcionários inquiridos, cerca de 55% afirmou que nos últimos cinco anos o número de casos tem aumentado em alunos do ensino primário. Em jardins-de-infância, com crianças entre os três e os cinco anos, a percentagem aumenta para 71%.

Para vários professores e funcionários, questionados pelo Daily Mail, a culpa recai nos pais das crianças. «Os pais não prestam tempo para ensinar os seus filhos, sentem que esse trabalho pertence à escola», disse uma professora, ao constatar que cada vez mais crianças chegam às escolas primárias ainda a usarem fraldas – um ensino destinado a crianças entre os 5 e os 10 anos.

Outra professora tentou explicar a tardia dependência nas fraldas: «As fraldas foram desenhadas para absorver grandes quantidades de líquido, e as crianças não sentem ou reparam em qualquer desconforto e isto parece estar a atrasar a sua necessidade de se libertarem das fraldas».

E, a par da questão das fraldas, outros dos problemas destacados pelos professores prende-se com a ajuda que várias crianças necessitam no momento de vestir casacos. «No geral, há menos independência», disse outra das professoras inquiridas.

http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=40895

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