quarta-feira, 28 de março de 2012

Fazer toalhitas para bebé


Cada vez mais profissionais de saúde recomendam a não utilização de toalhitas industriais na limpeza do rabinho do bebé. A sua pele delicada, especialmente no primeiro mês de vida, é especialmente sensível aos muitos químicos sintéticos presentes na sua composição.

A partir de tecido de algodão, bambu ou flanela é fácil fazer toalhitas caseiras com uns 15cm x 15cm. Quem, como eu, não tem muita habilidade para a costura, pode pedir ajuda a uma avó prendada ou a uma costureira.

O número de toalhitas necessário varia em função da regularidade da lavagem, mas diria 40 ou 60, conforme se lave de dois em dois dias, ou de três em três. São, em média, 3 toalhitas por muda. Duas molhadas para limpar e uma seca para deixar o rabinho da migalhinha sequinho e pronto para a próxima fralda.

Em casa, pode-se ter uma caixa com as toalhitas húmidas prontas a usar. Basta colocar um pouco de água, diluir óleo ou sabão, e humedecer as toalhitas. Em alternativa, pode-se ter as toalhitas secas e um spray.

Para sair, basta colocar algumas toalhitas num saquinho impermeável.

Depois de usadas, é só colocá-las no saco das fraldas sujas.

Para a loção, em alternativa aos óleos que se podem comprar e diluir em água, pode-se usar:

-      Água
-      Água com um pouco de sabão
-      Spray de água do mar diluída
-      Spray de loção caseira

A loção caseira é fácil de preparar.

Basta deitar água fervida num bule com dois sacos de chá de camomila biológico ou uma infusão de folhas de camomila. Deixar repousar durante 15 minutos.

Num jarro, misturar 30ml do chá tépido com 1 colher de sopa de óleo de cânhamo. Se o bebé tiver mais de 1 ano, adicionar uma colher de sopa de mel fino pasteurizado e mexer bem.

Transferir a mistura para um frasco de vidro reutilizável com pulverizador. Agitar bem para misturar todos os ingredientes. Pode ser usado de imediato ou, quando arrefecida, guardar no frigorífico.

Para usar, agitar o frasco, pulverizar um pouco da loção numa toalhita de pano e usar para limpar o rabinho do bebé.

Renovar a loção ao fim de uns dias.

E já está! Fácil, não é?
 

Sem comentários:

Enviar um comentário