sábado, 18 de fevereiro de 2012

Dinheiro Vivo: O café onde cada um paga o café dos outros

O conceito principal do filme 'Favores em cadeira', com Kevin Spacey, era se cada pessoa fizesse uma boa acção por três estranhos e se esses três estranhos fizessem, cada um, boas acções por outros três estranhos e por aí fora, então uma só pessoa tem realmente o poder de mudar o mundo.

Raramente vemos isto acontecer na vida real da forma que aconteceu no grande ecrã, numa cena do filme um homem dá um Jaguar novinho em folha a outro com problemas no carro, mas numa escala pequena, estes pequenos altruísmos acontecem mais vezes do que pensamos.

O caso relatado passa-se num café de Bluffton, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

Tudo começou há dois anos atrás no pequeno café Corner Perk, quando um cliente pagou a sua conta e deixou 100 dólares de gorjeta, dizendo que queria pagar o café a todos os clientes, até o dinheiro terminar.

Os empregados do café acederam ao seu pedido, e a mulher, que preferiu permanecer anónima, regressou várias vezes para deixar novas generosas doações, de dois em dois meses. “As pessoas entram e dizem, ‘O que é que quer dizer? Não entendo. Está a querer oferecer-me um café hoje?'”, conta o dono do estabelecimento, Josh Cooke. “E eu digo, ‘Não, alguém veio aqui há 30 minutos atrás e deixou dinheiro para pagar cafés até o dinheiro acabar”.

Levou algum tempo, mas a notícia espalhou-se na pequena cidade costeira, com 12 mil habitantes. Agora, mais e mais clientes deixam dinheiro para pagar a comida e bebida de outras pessoas. O dono diz que algumas pessoas nem compram nada quando vão ao café, param para doar o dinheiro e voltam a sair.

Uma chávena de café pequena no Corner Perk custa um dólar e 95 cêntimos. Pode não parecer muito, mas para uma família a debater-se com problemas de dinheiro nestes tempos de crise económica, dois dólares poupados até ao momento certo, poder valer milhões. E um golo de generosidade é um melhor despertador do que a cafeína em qualquer dia da semana.

http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO033782.html?page=0

Sem comentários:

Enviar um comentário