sexta-feira, 22 de março de 2013

Jornal de Notícias: Pediatra mostra em livro que os homens também ficam grávidos

O pediatra Mário Cordeiro lança, esta terça-feira, um livro destinado a futuros pais, que pretende mostrar aos homens que eles próprios ficam "grávidos", sofrendo alterações corporais, hormonais e psicológicas durante os nove meses de gestação.

A obra "Vou ser pai" assume-se como um "manual de sobrevivência" para os homens que estão prestes a ter um filho.

"O objetivo é os pais saberem o que se passa consigo, em aspetos que têm a ver com a masculinidade, a passagem de 'miúdo' para adulto, de filho para pai, a mudança de triângulo pai-mãe-filho, em que eram o vértice 'filho', para um novo em que são o vértice 'pai'", explica Mário Cordeiro à agência Lusa.

Para o pediatra, os homens estiveram muitos milénios afastados de uma parte essencial da sua vida, que é a gestação e conceptualização de um filho.

"Até há bem pouco tempo, os pais 'entravam no filme' só quando a criança era mais crescida, perdendo, eles e o bebé, um imenso tempo, irrecuperável, de ligação, de criação de laços e envolvimento no crescimento", refere o também professor na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Mário Cordeiro define a gravidez para o homem como "um pontapé na morte e a garantia da eternidade", uma realidade que traz muitas alterações sentimentais e psicológicas.

Mas os homens sofrem também alterações corporais e hormonais durante a gestação de um filho, o que leva o pediatra a afirmar que um pai também fica grávido, insistindo que a expressão deve ser usada mesmo sem aspas.

Por isso, o livro tem uma parte que acompanha a gravidez mês a mês, desenvolvendo o que os pais vão sentindo ao longo das 40 semanas, incluindo aspetos práticos como consultas, ecografias ou análises necessárias durante a gestação.

Segundo o especialista, a obra pode ajudar os homens a entender melhor o que se passa com a mulher, tornando-os mais empáticos nesta fase das suas vidas. Por outro lado, para as mulheres o livro pode servir para compreender o que homem sente: a ambiguidade e ambivalência dos seus sentimentos.

São 10 capítulos, distribuídos por mais de 300 páginas, com temas tão diversos como "os aspetos biológicos e emocionais durante a gravidez", o sexo após o parto ou os direitos dos pais durante a gravidez.

Na secção "Das cavernas ao século XXI", o autor tenta resumir as funções do homem e a sua posição na vida familiar ao longo de milénios.

Em apenas duas décadas, as alterações no papel do pai já são bastante significativas, considera Mário Cordeiro. "Os homens deixaram, creio e espero que na maioria, de se sentir culpados de gostarem de ser pais, ou de ter de viver a parentalidade e os afetos na clandestinidade. A sociedade reconhece os direitos dos pais e que, para o superior interesse da criança, é necessário pensar que pai e mãe desempenham papéis diferentes, complementares e insubstituíveis", comenta à agência Lusa.

Para Cordeiro, os pais estão ainda, finalmente, a "recuperar o bem-estar, o prazer de estar em casa e com os filhos", sem vergonha de mudar fraldas, dar mimo e de mostrar amor.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3102880&page=-1

Sem comentários:

Enviar um comentário