sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sol: Rir é o melhor remédio: melhora organismo e alivia tensões

Os portugueses estão em crise, mas não é difícil faze-los rir, e especialistas em ioga do riso defendem que uma gargalhada traz benefícios importantes ao estimular os sistemas imunológico, digestivo ou cardiovascular, além de aliviar tensões.

As vantagens do exercício de rir "são inúmeras", mesmo quando não há algo divertido que o justifique.

"O riso verdadeiro contagia, o riso falso não contagia, mas traz-nos os mesmos benefícios que o verdadeiro porque o corpo não distingue" um e outro e responde com o mesmo processo químico, explicou à agência Lusa a orientadora desta prática Sabrina Tacconi.

Jorg Helsm, presidente da Escola do Riso, explicou à Lusa que "o que é mais complicado é ultrapassar a vergonha que muitas pessoas sentem".

"Mas quando conseguem ultrapassar esta barreira, fica bastante fácil rir com vontade e com lágrimas", acrescentou.

Mesmo em situações de crise, como aquela que se vive actualmente em Portugal, quando conseguem ultrapassar a barreira do medo, da vergonha e das crenças, "as pessoas entram no riso e já nada pode pará-las", salientou Jorg Helms.

Sabrina Tacconi, do Clube do Ioga do Riso, concorda e realçou haver uma "boa adesão" ao método ioga do riso em todo o país, reconhecendo que "não é difícil pôr os portugueses a rir", mas salientando que é necessário rir, pelo menos, 15 minutos seguidos por dia.

O Dia Mundial do Riso, comemorado no primeiro domingo de Maio, será assinalado em Lisboa por iniciativas que pretendem dar a conhecer a importância de uma boa gargalhada.

Aliás, como recordou Jorg Helms, o provérbio "rir é o melhor remédio" existe em quase todas as línguas, independentemente da cultura.

Está prevista a realização de sessões gratuitas de ioga do riso na praça do Rossio, pelo Clube do Ioga do Riso, e nos jardins de Belém, onde a Escola do Riso organizou uma marcha pela paz mundial a rir para "brincar, celebrar e partilhar muitas gargalhadas".

Segundo os defensores da risoterapia, a actividade física de rir estimula e melhora os diferentes sistemas do corpo, do nervoso ao imunológico, digestivo, reprodutivo, cardiovascular ou linfático, mas também tem consequências a nível emocional e psicológico.

Melhora a auto-estima e a criatividade e "ficamos pessoas mais felizes", acrescentam.

Rir "ajuda a oxigenar o corpo e a mente, segregamos químicos e substâncias positivas para o organismo como a serotonina, um antidepressivo natural, e as endorfinas, hormonas que provocam uma sensação de bem estar", especificou Sabrina Tacconi.

Sabrina Tacconi referiu mais de 700 "líderes de riso" formados em Portugal, entre "psicólogos, muitos terapeutas, muitos professores de vários níveis, formadores, [técnicos de] coaching ou de programação neurolinguística", que utilizam a risoterapia nas suas actividades profissionais.

Jorg Helms apontou que a técnica é levada a lares de idosos, escolas, prisões e hospitais e, depois de uma presença de 10 anos em Portugal, pela primeira vez a Escola do Riso vai realizar sessões regulares numa empresa e "pôr a rir os 240 funcionários de uma fábrica, 15 minutos por dia, durante três semanas", uma experiência que em outros países resultou em "aumentos de produtividade em 40%".

http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=74295

Sem comentários:

Enviar um comentário