domingo, 22 de julho de 2012

Diário Digital: Peixes azuis fundamentais para prevenção da osteoporose

Para manter os ossos fortes e prevenir a osteoporose1 não basta a ingestão diária de produtos lácteos. Os peixes azuis, tais como a sardinha, o atum, a cavala, o carapau ou as anchovas, podem, e em muito, contribuir para a prevenção desta doença que atinge cerca de 800 mil portugueses e uma em cada duas mulheres em todo o mundo.

A sardinha, a cavala o carapau e o atum assumem-se, então, como ferramentas valiosas, assim como os frutos do mar como a lula, o lagostim ou o camarão. Por serem uma importante fonte de cálcio ajudam a combater esta doença que afecta cerca de metade da população com mais de 70 anos. Uma opção prática e económica é o consumo de pescado em conserva, que graças ao seu processamento, apresenta-se como uma excelente fonte de cálcio.

Estes dados revelam-se de elevada importância quando são revelados os resultados do estudo desenvolvido por especialistas dinamarqueses, segundo o qual se calcula que cerca de 45% das mulheres sofrerão uma fractura osteoporótica ao longo da sua vida.

Apesar de ser do conhecimento geral que o pescado, nomeadamente as espécies denominadas de peixe azul, são ricas em ácidos gordos polinsaturados ómega-3, com benefícios comprovados ao nível da saúde cardiovascular, mas o que muitos não sabem, é que os peixes gordos são ricos em cálcio e vitamina D, cujas propriedades ajudam a fixar o cálcio e assim, a prevenir a osteoporose.

A osteoporose é uma doença metabólica, caracterizada pela redução da massa óssea. Esta perda de consistência faz com que os ossos fiquem cada vez mais frágeis e mais susceptíveis a partir. A ingestão diária de alimentos ricos em cálcio pode ajudar a prevenir a osteoporose, no entanto, para a sua fixação efectiva é necessário combinar estes alimentos com a absorção de vitamina D.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=582685

Sem comentários:

Enviar um comentário