domingo, 8 de julho de 2012

Dinheiro Vivo: 20 coisas que nunca devia comprar usadas

O ganho nem sempre está no poupar. Existem produtos que não devem ser comprados usados porque por vezes acaba-se por pagar mais em reparações do que se comprasse novo, ou pior ainda, os produtos em segunda mão podem vir a causar danos à sua saúde.

Existem pelo menos 20 coisas que nunca deveriam ser compradas usadas, mesmo que sejam uma grande pechincha, segundo o Money Talks News.

1. Berços
Os berços estão a ser constantemente reparados e uma má reparação pode levar ao seu mau funcionamento, que pode levar ao estrangulamento ou à asfixia da criança. Outro dos perigos é a criança cair do berço. Este é um risco totalmente desnecessário.

2. Bancos de automóveis
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária norte-americana alerta que os bancos dos automóveis podem ser reutilizados depois de pequenos acidentes, mas só se os airbags não tiverem sido accionados, se ninguém tiver ficado ferido e se o carro continuar a funcionar, mas também recomenda que os bancos sejam substituídos após acidentes moderados, o que leva à questão: Como distinguir entre pequenos acidentes ou moderados? Para evitar o agravamento de futuros acidentes será mais fácil mudar os bancos do seu automóvel.

3. Capacetes
Num acidente, a espuma densa dentro do capacete absorve o choque e protege a cabeça. Após o desastre, o capacete pode parecer bem, mas muitas vezes a espuma está danificada. A academia norte-americana de cirurgiões ortopédicos recomenda substituir o capacete após qualquer acidente, mesmo que seja insignificante. Caso contrário, o capacete poderá não protege-lo de forma adequada no próximo acidente.

4. Computadores portáteis
Se um portátil for utilizado com muita estima, poderá durar bastantes anos mas ao comprarmos um em segunda mão nunca saberemos o tratamento a que computador foi sujeito. Pode ter sofrido com a queda de café ou de outros líquidos e aparentemente pode funcionar muito bem, mas somente com a sua utilização intensa é que vai descobrir o seu verdadeiro estado.

5. Câmaras de vídeo
O mesmo aplica-se às câmaras de vídeo. Podem não existir danos visíveis, mas a câmara pode ter caído, ter sido exposta à água ou mal tratada de diversas formas. A reparação de câmaras de vídeo é dispendiosa, portanto não vale a pensa comprar uma usada.

6. Colchões
Um colchão usado pode vir com muitos extras indesejados: Células de pele morta, bactérias, ácaros e pulgas, entre outras coisas que não são agradáveis de imaginar.
Outra das grandes ameaças são os percevejos, que vivem do sangue humano, deixam marcas de dentadas e podem causar infecções na pele.

7. Sapatos
Os sapatos também podem representar um problema se forem comprados usados. O problema prende-se com o facto de sapatos usados terem sido excelentes para o seu dono mas podem ter-se habituado ao seu pé, o que pode não ser bom para o novo proprietário. Os sapatos usados podem criar-lhe problemas desde dores no pé e nas pernas e problemas de costas.

8. Maquilhagem
À primeira vista estes produtos até podem ter sido pouco utilizados, mas basta serem usados uma única vez para ficarem contaminados por bactérias. As lojas de cosmética estão sempre a fazer promoções destes produtos, portanto não vale a pena arriscar a sua saúde para poupar dois ou três euros.

9. Plasmas e televisões de alta definição
As televisões antigas eram mais resistentes dos que os ecrãs-planos modernos. Uma reparação destes televisores é bastante cara e saí mais barato comprar uma nova TV com garantia do que uma usada.

10. Chapéus
O interior de um chapéu usado pode trazer pele morta, cabelos ou pior, piolhos que alimentam-se de sangue e causam comichão no escalpe. Os insectos são praticamente invisíveis e contagiam rapidamente outras pessoas.

11. Fatos de banho
Os fatos de banho abraçam o corpo. O contacto próximo pode levar à transmissão de bactérias e outras doenças que podem ser transmitidas quando vestir a peça. Os fatos de banho também são frágeis e se as instruções de lavagem não forem seguidas à risca, as costuras podem ceder ou o fato de banho pode perder a sua forma. Na prática, pode estar a comprar algo que pode desfazer-se após uns quantos usos.

12. Aspiradores
Os aspiradores são normalmente sujeitos a um tratamento árduo, que pode originar reparações dispendiosas. Existem vários aspiradores de qualidade disponíveis no mercado por menos de 100 euros, então porquê arriscar?

13. Pneus
À medida que os pneus envelhecem, vão perdendo elasticidade. Como resultado, a banda de rodagem pode separar-se do pneu, causando um acidente. Mesmo que o pneu não seja muito antigo, pode ter sido sujeito a um tratamento duro. Sendo assim, não arrisque a comprar pneus usados só porque tem um ar imaculado.

14. Software
O software vem com um código de produto, e a maior parte das empresas de software colocam um limite no número de vezes que pode utiliza-lo. Quando compra software usado, não tem forma de saber quantas vezes o código de produto foi usado. Por exemplo, se o código tiver um limite de três vezes e seu o dono original tiver usado o código duas vezes, só vai poder usar o código em mais um computador antes do código expirar.

15. Leitores de DVD
Os leitores de DVD custam mais a reparar do que a serem substituídos. Um leitor de qualidade custa menos de 100 euros e qualquer reparação ronda, pelo menos, os 50 euros.

16. Bonecos de peluche
As crianças adoram colocar bonecos de peluche nas suas bocas, na sujidade e em outras substâncias pouco recomendáveis. Uma vez que o animal tem uma superfície de tecido, as bactérias e a sujidade são absorvidas nas fibras.

17. Lâmpadas de halogéneo
As lâmpadas antigas de halogéneo podem parecer uma boa compra, mas são um perigo. Nos Estados Unidos, as lâmpadas de halogéneo estão relacionados com 350 incêndios, 2 milhões em danos, 114 ferimentos e 29 mortes. Em vez de comprar uma lâmpada retro de halogéneo, procura pelas novas CFL ou LED, que são mais seguras e baratas de usar.

18. Misturadoras
As misturadoras são sujeitas a um tratamento muito duro por parte dos seus donos. Muitas delas mantem também os restos de pequenos pedaços de comida nas lâminas e na taça de misturar.
Este electrodoméstico é relativamente barato. O dinheiro que vai poupar não compensa a compra de um usado em detrimento de um novo.

19. Bijutaria
A bijutaria para crianças e adultos pode conter substâncias venenosas como níquel, cádmio e chumbo. Nos Estados Unidos em 2004, cerca de 150 milhões de peças de bijutaria para crianças foram recolhidas após vários testes terem indicado que o nível destes químicos nos produtos era muito elevado. Apesar da regulamentação ser mais rígida agora, a bijutaria usada podem ainda conter níveis muito elevados destes químicos.

20. Comida para animais
A comida para animais corre vários riscos de contágio, desde salmonela a infestações de baratas. A possibilidade de estar a envenenar o seu animal não compensa o risco de poupar uns quantos euros em comida de animal.

http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO051389.html?page=0

Sem comentários:

Enviar um comentário