sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Diário Digital: Dieta rica em hidratos de carbono ou doces aumenta risco de cancro da mama

Um estudo da Agência Internacional para Pesquisa em Cancro concluiu que uma dieta com elevada carga glicémica, rica em alimentos que provocam rapidamente um pico de açúcar no sangue, caso dos hidratos de carbono ou os doces, pode aumentar o risco de uma mulher contrair uma forma menos comum, mas mais agressiva, de cancro da mama.

O estudo da agência sedeada em Lyon foi publicado na edição de Agosto do «The American Journal of Clinical Nutrition».

Os investigadores analisaram os dados de 335 mil mulheres, entre os 34 e os 66 anos de idade, que foram acompanhadas ao longo de 12 anos. Durante esse período, foi diagnosticado cancro da mama em 11.576 das participantes.

Se a correlação entre a forma geral do cancro da mama e uma dieta com alta carga glicémica foi baixa, o caso muda de figura quando foram consideradas apenas as mulheres que já tinham passado pela menopausa e um tipo específico de cancro, o ER-negativo. Nestes casos, uma alimentação rica em doces e hidratos de carbono fez aumentar em 36% o risco da doença.

O ER-negativo é um tipo de cancro de mama que atinge uma em cada quatro mulheres com a doença e costuma ter um prognóstico mais negativo, uma vez que cresce mais rapidamente e não é sensível ao tratamento com hormonas.

Os autores do estudo explicam que uma alimentação que aumenta o índice glicémico está associada a maiores níveis de insulina, a hormona que regula o açúcar no sangre.

Estudos recentes têm ligado grandes quantidades de insulina à incidência de certos tipos de cancro.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=584692

Sem comentários:

Enviar um comentário