domingo, 7 de abril de 2013

Correio da Manhã: Encontrado caminho para vacina contra SIDA

Cientistas afirmaram ter encontrado indícios para a criação de uma vacina contra a SIDA através do estudo da resposta imunitária de um paciente em África.

Cientistas que procuram a cura da SIDA afirmaram esta quarta-feira ter encontrado indícios promissores para a criação de uma vacina através do estudo da resposta imunitária de um paciente em África.

O estudo de amostras de sangue ao longo de um período de três anos após a pessoa ficar infetada levou os investigadores da universidade norte-americana de Duke a testemunhar uma batalha microscópica entre o vírus e os anticorpos do paciente.

Os cientistas conseguiram pela primeira vez acompanhar o processo que levou o paciente a produzir naturalmente anticorpos neutralizantes que atacam diferentes estirpes do vírus da imunodeficiência humana (VIH) que causa a SIDA.

"Através deste paciente ficámos a conhecer a forma como os anticorpos se induzem, havendo a esperança que esta informação nos ajude a induzir anticorpos como vacina preventiva", disse o chefe da equipa Barton Haynes, diretor do Instituto de Vacinação Humana da universidade americana.

Os anticorpos fazem parte do sistema imunológico, agarrando-se a um vírus e marcando-o de forma a ser destruído por células especializadas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, quase 1% da população mundial está atualmente infetada com o VIH.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/ciencia/tecnologia/encontrado-caminho-para-vacina-contra-sida

Sem comentários:

Enviar um comentário