sábado, 26 de janeiro de 2013

Diário Digital: Nascimento de bebés prematuros tem crescido no mundo

O nascimento de bebés prematuros tem crescido no mundo. Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde, divulgado no ano passado, o Brasil é o 10º país com maior taxa de prematuros, com 9,2% dos bebés a nascer antes das 37 semanas de gestação.

Entre 1990 e 2010, a OMS estima um aumento de 9% nesses nascimentos na América Latina.

«Pensava-se que essa taxa fosse diminuir por causa do aumento nos cuidados pré-natais, mas as mães têm tido filhos mais tardiamente», afirma Alice Deustch, coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Israelita Albert Einstein.

«Ao mesmo tempo, essa melhor monitorização da gestação tem detectado problemas precocemente, o que pode levar à necessidade de interromper a gestação», diz Renato Procianoy, presidente do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Mães mais velhas têm maior risco por causa de doenças associadas, como a hipertensão. A fertilização in vitro muitas vezes gera gestações múltiplas e, não raro, prematuros.

As causas mais comuns para o nascimento de prematuros com menos de 28 semanas são infecções maternas, hipertensão e perfusão da placenta, afirma.

Filomena Bernardes de Melo, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, diz que os limites de viabilidade têm se expandido em hospitais mais estruturados.

No Santa Joana, cerca de 60% dos bebés com 24 semanas sobrevivem. No Brasil como um todo, diz ela, o índice fica em 20%.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=610203

Sem comentários:

Enviar um comentário