terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Registo de despesas e receitas

Evito, sempre que possível, falar na maldita crise que anda por estas terras lusitanas (e não só!), mas, às vezes, torna-se simplesmente incontornável.

Estamos em crise, é verdade, por isso, cada vez mais, torna-se essencial controlar gastos e optimizar o (pouco) dinheiro que se ganha (e que não vai para impostos). Apontar todas as despesas que se tem e todas as receitas que se consegue, permite-nos fazer uma boa avaliação crítica de onde podemos poupar.

Cá em casa, usamos este ficheiro excel desde que casámos em 2007 (bem antes de se falar em crise), o que nos permite fazer a tal análise dos gastos com a clareza e objectividade necessárias. Dou-vos dois exemplos.

Ao analisar as continhas todas, chegámos facilmente à conclusão que tínhamos duas despesas demasiado elevadas para o nosso gosto: combustível e refeições fora de casa.

No combustível não era fácil cortar. Já íamos, sempre que possível, juntos para o trabalho. Comprar passe ficava mais caro (parece incrível, mas é bem verdade) e demorávamos mais tempo. Não fazíamos grandes viagens ou passeios de carro. Simplesmente moramos na Margem Sul e trabalhamos na Margem Norte (eu faço 20km para cada lado e o meu mais-que-tudo faz 35km, actualmente...). Ao fim de semana, o meu mais-que-tudo faz algumas viagens mas é em trabalho, por isso tem de ser e recebe por isso. Ou seja, gastamos muito gasóleo (no nosso caso), mas compensa face a outras alternativas e é um mal necessário.

Sobravam as refeições fora de casa. Enquanto eu sempre tive copa no meu local de trabalho, o que sempre me permitiu levar a marmita de casa, o meu mais-que-tudo só recentemente teve direito a um espaço para refeições. E foi bem-vindo, por ele e por muitos mais colegas. Desde então esta despesa também ficou bem reduzida :)

Por isso, toca a apontar tudo e a avaliar criticamente! E cortar onde for possível.

Bons registos!

Registo de despesas e receitas.pdf

[Não consegui adicionar a versão em excel. Se alguém quiser o ficheiro em excel, basta enviar um email para dicas.da.migalha@gmail.com com o Assunto: Excel Registo de despesas e receitas. Assim que me for possível, envio :)]

Sem comentários:

Enviar um comentário