Evito, sempre que possível, falar na maldita crise
que anda por estas terras lusitanas (e não só!), mas, às vezes, torna-se
simplesmente incontornável.
Estamos em crise, é verdade, por isso, cada vez
mais, torna-se essencial controlar gastos e optimizar o (pouco) dinheiro que se
ganha (e que não vai para impostos). Apontar todas as despesas que se tem e todas
as receitas que se consegue, permite-nos fazer uma boa avaliação crítica de
onde podemos poupar.
Cá em casa, usamos este ficheiro excel desde que
casámos em 2007 (bem antes de se falar em crise), o que nos permite fazer a tal
análise dos gastos com a clareza e objectividade necessárias. Dou-vos dois
exemplos.
Ao analisar as continhas todas, chegámos facilmente
à conclusão que tínhamos duas despesas demasiado elevadas para o nosso gosto:
combustível e refeições fora de casa.
No combustível não era fácil cortar. Já íamos,
sempre que possível, juntos para o trabalho. Comprar passe ficava mais caro
(parece incrível, mas é bem verdade) e demorávamos mais tempo. Não fazíamos
grandes viagens ou passeios de carro. Simplesmente moramos na Margem Sul e
trabalhamos na Margem Norte (eu faço 20km para cada lado e o meu mais-que-tudo
faz 35km, actualmente...). Ao fim de semana, o meu mais-que-tudo faz algumas
viagens mas é em trabalho, por isso tem de ser e recebe por isso. Ou seja,
gastamos muito gasóleo (no nosso caso), mas compensa face a outras alternativas
e é um mal necessário.
Sobravam as refeições fora de casa. Enquanto eu sempre
tive copa no meu local de trabalho, o que sempre me permitiu levar a marmita de
casa, o meu mais-que-tudo só recentemente teve direito a um espaço para
refeições. E foi bem-vindo, por ele e por muitos mais colegas. Desde então esta
despesa também ficou bem reduzida :)
Por isso, toca a apontar tudo e a avaliar
criticamente! E cortar onde for possível.
Bons registos!
Registo de despesas e receitas.pdf
[Não consegui adicionar a versão em excel. Se alguém quiser o ficheiro em excel, basta enviar um email para dicas.da.migalha@gmail.com com o Assunto: Excel Registo de despesas e receitas. Assim que me for possível, envio :)]
[Não consegui adicionar a versão em excel. Se alguém quiser o ficheiro em excel, basta enviar um email para dicas.da.migalha@gmail.com com o Assunto: Excel Registo de despesas e receitas. Assim que me for possível, envio :)]
Sem comentários:
Enviar um comentário