segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Planear uma gravidez

Tenho uma amiga que anda muito curiosa quanto ao assunto da maternidade. Talvez seja o relógio biológico a fazer “tic-tac” :)

Quando me perguntou o que fiz antes de tentar engravidar da Migalhinha, respondi-lhe que tive quatro prioridades:

-     Verificar o meu estado de saúde, fazendo análises e os exames habituais
-     Melhorar significativamente a alimentação cá de casa
-     Fazer exercício regularmente
-     Perder os quilos que tinha a mais na altura

Confesso que consegui todos com grande sucesso, com excepção do exercício regular. Não sou nada dada a ginásios e, na altura, o tempo disponível era muito pouco... enfim... mas digo-vos que, durante a gravidez, pratiquei pilates e yoga para grávidas :)

Mas estes objectivos não se conseguem de um dia para o outro nem em apenas algumas semanas. Por isso, se estão a pensar alargar o agregado familiar (e fazem muito bem!), comecem por fazer uma análise crítica aos vossos hábitos e estado de saúde antes de se meterem nessa aventura. Com bastante tempo de antecedência!!!

Costuma-se ouvir que gravidez não é doença. E não é! Mas é um dos maiores desafios ao nosso corpo. Em cerca de nove meses, uma vida é gerada dentro de nós, as hormonas andam aos saltos, a quantidade de sangue a circular aumenta loucamente, a pele estica de maneira quase impossível, o peso começa a fazer sentir-se...

Vão ter mais sono, vão andar mais cansadas, vão necessitar de um equilíbrio nutricional ideal, vão sentir uma ou outra maleita típica da gravidez, que variam muito de mulher para mulher e até de gravidez para gravidez! Na gravidez da Migalhinha tive alguns enjoos iniciais e dificuldade em dormir nos últimos meses, mas de resto foi uma gravidez super tranquila. Desta vez, tive menos enjoos, mas ando às voltas com quebras de tensão diárias que me andam a chatear...

Enfim, isto tudo para dizer que, na minha opinião, uma gravidez deve ser planeada com antecedência e preparada para que tudo corra o melhor possível!

Bons planeamentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário