sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Diário Digital: Especialistas alertam para aumento global de diabetes infantil

O número de casos de diabetes tipo 1 está a crescer rapidamente, sobretudo entre as crianças, enquanto muitas não são diagnosticadas devidamente, afirmam especialistas.

Segundo um estudo da Federação Internacional de Diabetes, a diabetes tipo 1 é uma das doenças endócrinas e metabólicas mais comuns na infância e os casos entre crianças estão a aumentar em todo o mundo.

Actualmente, 371 milhões de pessoas sofrem de diabetes no mundo, principalmente diabetes tipo 2, provocada, principalmente, pela obesidade e por um estilo de vida precário.

Para especialistas, o desenvolvimento de diabetes tipo 1 pode ter causas genéticas, mas eles ainda não sabem dizer a que se deve o incremento nos casos da doença.

Além disso, num número considerável de países, cada vez mais as crianças também estão a ser diagnosticadas com diabetes tipo 2.

A diabetes manifesta-se  quando o organismo não pode produzir ou utilizar eficientemente a insulina, uma hormona que regula o nível de açúcar no sangue.

Caso não seja tratada adequadamente, a doença pode produzir complicações severas.

Uma pessoa com diabetes tipo 2 pode permanecer sem ser diagnosticada durante muito tempo.

No caso da diabetes tipo 1, se o paciente não recebe injeções de insulina diariamente para controlar os níveis de glicose, corre risco de morte.

Apesar de a doença surgir em qualquer idade, o mais comum é que ela ocorra em crianças e adolescentes menores de 14 anos.

Segundo o relatório da Federação Internacional de Diabetes, nos últimos anos houve um crescimento anual de 3% dos casos de diabetes tipo 1 no mundo, principalmente em menores de 14 anos.

O principal aumento ocorreu na Europa central e do leste.

Embora não haja estudos sobre a incidência noutras partes do mundo, acredita-se que as tendências sejam semelhantes globalmente.

Estima-se que, em média, cerca de 78 mil menores até aos 15 anos desenvolvam a doença todos os anos.

A diabetes tipo 1 pode ser um enorme desafio para muitas crianças e adolescentes. Além do impacto físico, a doença pode dificultar ou limitar as relações sociais, além de afectar o desempenho escolar.

O estudo indica que cerca de 25% das crianças que desenvolvem a diabetes tipo 1 são diagnosticadas quando já se encontram em estado grave.

Segundo Barbara Young, presidente-executiva da Diabetes UK, «é particularmente importante que os pais conheçam os sintomas da doença».

«Atualmente, o desconhecimento dos sintomas da diabetes tipo 1 é uma das principais razões para que um número assombroso de crianças estejam gravemente doentes quando recebem um diagnóstico», sublinhou.

Entre os principais sintomas, explica a especialista, estão: necessidade frequente de urinar, sede abundante, cansaço extremo e uma perda inexplicável de peso.

«Os pais e as educadoras também precisam de entender que se uma criança apresentar algum desses sintomas têm de levá-la ao médico o mais rapidamente possível, para que se faça o teste da diabetes tipo 1», acrescentou Young.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=608753

Sem comentários:

Enviar um comentário