segunda-feira, 1 de abril de 2013

Aprender com os amigos

Há uns tempos atrás, combinei com uma amiga ir fazer um curso de costura. Ela até tem alguns conhecimentos, mas aceitou o desafio de ir aprender algo mais enquanto eu me iniciava nestas andanças. O factor “umas horas de conversa de gajas” também ajudou :)

Mas algumas contingências orçamentais fizeram-nos optar por adiar esta aventura, pelo menos, por uns tempos. Ficámos as duas desiludidas, mas eis que lhe surgiu uma ideia: “e se juntássemos os meus conhecimentos à tua vontade de aprender, com um pouco de conversa à mistura?!?”.

Máquina de costura, tecidos e acessórios e um projecto para um saco do pão! Depois foi só combinar uma tarde e conversar mais do que costurar! Não, estou a brincar. Aprendi bastante e por isso agradeço a paciência dela.

Uma tarde acabou por não ser suficiente para concluirmos o nosso projecto (a conversa não ajudou), mas fiquei com trabalho para casa. Não está a correr lá muito bem, por isso acho que vou simplificar.

Entretanto esta amiga lá foi de viagem para mais um trabalho no estrangeiro, mas quero ver se tenho o saco pronto para quando ela regressar o poder exibir com orgulho... e algumas costuras tortas...

Isto tudo para dizer que, lá porque temos de pensar bem antes de gastar dinheiro, não quer dizer que não possamos aprender algo de novo com os amigos ou família.

Se cozinhar não é o vosso forte, que tal pedir umas aulas a uma tia. Ou aprender a costurar com a avó. Ou até carpintaria ou electricidade ou qualquer outro ofício. Estas lições certamente darão muito jeito no futuro. Aproveitam e passam tempo de qualidade com as pessoas de quem gostam.

O mesmo se aplica no que toca a ensinar os nossos filhos. Se sabemos fazer algo minimamente bem, devemos passar esses ensinamentos às gerações seguintes, pois nem tudo se aprende na escola. Um médico que sabe fazer uma bainha, um contabilista que sabe reparar um cano ou um gestor que sabe arranjar uma máquina da roupa, serão certamente profissionais mais competentes até no próprio exercício das suas funções habituais. São conhecimentos úteis no dia-a-dia de qualquer um! Quanto mais amplo o saber de habilidades, mais rica será essa pessoa!

Boas aprendizagens!

1 comentário: