quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Creme de ervilhas


Ingredientes:
2 batatas
1 cebola
1 dente de alho
100gr abóbora
300gr ervilhas
Sal e azeite qb

Preparação:
Descascar as batatas, a cebola e o dente de alho, lavar e cortar tudo em pedaços. Colocar numa panela de pressão.
Cortar a abóbora em pedaços e juntar aos legumes anteriores. Adicionar as ervilhas.
Juntar água até cobrir os legumes.
Levar ao lume até levantar fervura, baixar o lume e deixar cozinhar durante cerca de 18 minutos.
Terminado o tempo de cozedura, temperar com um pouco de sal e azeite. Passar com a varinha mágica até se obter um creme. Se necessário, adicionar mais água.

Dicas:
As ervilhas podem estar congeladas quando adicionadas ao tacho.
A sopa pode ser preparada numa panela de pressão. Basta contar cerca de 8/9 minutos depois de a pressão elevar, baixando o lume.
Pode-se também juntar uma mão cheia de massinhas, como letrinhas, por exemplo. As crianças vão adorar!

Receita em pdf.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Carnaval em família

As dicas do Dicas da Migalha não são só para facilitar a nossa vida nas tarefas caseiras. Tento também dar sugestões de como aproveitar melhor os prazeres da vida e o tempo em família e com os amigos.

A dica de hoje é simples e divertida. Se têm crianças, estas irão, provavelmente, mascarar-se neste Carnaval que se aproxima. Normalmente incentivamos os pequenotes a escolher uma fatiota divertida e a brincar ao Carnaval, mas na realidade acabamos por não fazer parte da diversão.

Então proponho que escolham fantasias a combinar para todos aí de casa! Por aqui, no ano passado, fomos a família pirata :)

Este ano, o meu mais-que-tudo propôs mascaramo-nos de Astérix, Obélix e Panoramix, sendo que eu seria o Obélix por causa da já enorme barriga (sim, pelos vistos as minhas barrigas de grávida são sempre enormes!). Uhm, não estou convencida, por isso ainda vou pensar numa alternativa menos... enorme...

Boa diversão!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fatos de Carnaval caseiros

O Carnaval está quase aí! Quer se goste, quer não, quer haja feriado, quer não, quase todas as crianças gostam de vestir uma roupa carnavalesca e brincar de maneira diferente do resto do ano.

Mas os pequenotes estão sempre a crescer e a mudar de preferências, por isso custa um bocado gastar não sei quantos euros num fato para ser usado durante apenas uns dias.

Há lojas a vender fatos relativamente em conta, mas e porque não fazer algo em casa?!

A habilidade para a costura não precisa ser muita se a criatividade estiver em alta, mas se forem prendados ou os pequenotes tiverem uma avó com jeitinho, facilmente se consegue uma solução gira e barata.

No ano passado, com pouco mais de um aninho, a Migalhinha teve direito a dois fatos diferentes feitos pela avó: de joaninha (que usou nos dias em que ficou em casa dos meus pais) e de pirata (que usou quando fomos os três com uns amigos brincar ao Carnaval para a Baixa Lisboeta). Ela adorou! Não tanto pelos fatos, mas pela brincadeira e por estar vestida como a mamã e o papá! Sim, também nos vestimos de piratas :)

Este ano ainda não decidimos o tema da família (eu sei, já devia estar pensado...), mas certamente que será divertido!

Boas costuras!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Domingos domingueiros

Andamos sempre tão acelerados. Tão ocupados, com tanto para fazer, ver, conhecer e aproveitar. Andamos sempre de um lado para o outro na perseguição de aproveitar bem tudo o que temos ao nosso alcance no tempo que se quer bem aproveitado.

Tudo isto é certo, tudo isto é válido, sempre e quando não nos esqueçamos de parar para descansar e olhar à nossa volta.

Por muito curtos que sejam os fins-de-semana (e são tão curtos!), de vez em quando sabe bem aquilo a que chamo “Domingos domingueiros”! Basicamente consiste em não fazer nada de muito elaborado o dia inteiro. Não saímos sequer de casa (talvez apenas para ir comprar pão), o pijama é a vestimenta de eleição e a companhia uns dos outros é suficiente para encher de tranquilidade o nosso Domingo.

Não são muito frequentes, até porque o trabalho, a família e os amigos costumam preencher o tempo disponível, e também não convém que sejam, pois parte da riqueza de “não fazer nenhum” está na sua raridade!

Mas ontem foi Domingo domingueiro. A chuva, a ausência de tarefas extraordinárias e o sábado bem preenchido assim permitiram. Deu para um longo pequeno-almoço, deu para ver a grande final Djokovic-Murray, deu para brincar muito, deu para um peixinho com molho de iogurte e deu para brincar ainda mais :)

Bons Domingos domingueiros!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Diário Digital: Estudo: Fármaco para epilepsia tomado por grávidas tem efeito a longo prazo no QI das crianças

Investigadores norte-americanos concluíram que um fármaco que afeta a capacidade cognitiva de filhos de mulheres que tomaram medicação para a epilepsia durante a gravidez tem um impacto a longo prazo no seu quociente de inteligência (QI).

Os investigadores realizaram testes de acompanhamento no mesmo grupo de crianças cujo estudo em 2009 levou ao alerta do instituto regulador para a saúde nos Estados Unidos sobre os potenciais riscos do medicamento valproate na gravidez.

As crianças, examinadas aos três anos, tinham uma capacidade cognitiva abaixo da média, o que levou a agência para o medicamento norte-americana (FDA – Food and Drug Administration) a emitir um alerta acerca do uso do remédio durante a gravidez.

A nova investigação, publicada na revista The Lancet Neurology, analisou as mesmas crianças aos seis anos, descobrindo que os filhos de mulheres que tinham utilizado valproate na gravidez tinham um QI sete a 10 pontos inferior ao de crianças cujas mães tinham tomado um de três outros medicamentos para a epilepsia.

Quanto maior era a dose de valproate tomada pela mãe durante a gravidez maior era a divergência ao nível do quociente de inteligência. As capacidades verbais e de memória também foram afetadas.

O estudo, realizado entre outubro de 1999 e fevereiro de 2004, por Kimford Meador, na Universidade Emory, em Atlanta (Geórgia), englobou 305 mulheres grávidas que utilizaram valproate, carbamazepine, lamotrigine ou phenytoin.

A primeira investigação integrou 311 crianças nos Estados Unidos e no Reino Unido e a segunda 224 daquelas.

Para algumas pessoas, o valproate é o único medicamento que consegue controlar a epilepsia.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=611894

sábado, 26 de janeiro de 2013

Diário Digital: Nascimento de bebés prematuros tem crescido no mundo

O nascimento de bebés prematuros tem crescido no mundo. Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde, divulgado no ano passado, o Brasil é o 10º país com maior taxa de prematuros, com 9,2% dos bebés a nascer antes das 37 semanas de gestação.

Entre 1990 e 2010, a OMS estima um aumento de 9% nesses nascimentos na América Latina.

«Pensava-se que essa taxa fosse diminuir por causa do aumento nos cuidados pré-natais, mas as mães têm tido filhos mais tardiamente», afirma Alice Deustch, coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Israelita Albert Einstein.

«Ao mesmo tempo, essa melhor monitorização da gestação tem detectado problemas precocemente, o que pode levar à necessidade de interromper a gestação», diz Renato Procianoy, presidente do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Mães mais velhas têm maior risco por causa de doenças associadas, como a hipertensão. A fertilização in vitro muitas vezes gera gestações múltiplas e, não raro, prematuros.

As causas mais comuns para o nascimento de prematuros com menos de 28 semanas são infecções maternas, hipertensão e perfusão da placenta, afirma.

Filomena Bernardes de Melo, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, diz que os limites de viabilidade têm se expandido em hospitais mais estruturados.

No Santa Joana, cerca de 60% dos bebés com 24 semanas sobrevivem. No Brasil como um todo, diz ela, o índice fica em 20%.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=610203

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Diário Digital: Hospital da Luz e SAMS aderem ao “Nascer Cidadão”

Os ministérios da Justiça e da Saúde e os hospitais da Luz e do SAMS assinam hoje protocolos para regular a adesão destas unidades de saúde ao projecto "Nascer Cidadão", que permite registar as crianças logo após o nascimento.

Desde o início do projecto “Nascer Cidadão”, lançado em Março de 2007, já foram registadas nos hospitais 391.799 crianças, o que corresponde a 90% do total de crianças nascidas em Portugal, segundo dados do Ministério da Saúde.

O "Nascer Cidadão" permite registar os recém-nascidos no próprio hospital ou maternidade, perante um funcionário do registo civil que se desloca às unidades de saúde. “Sendo o nascimento declarado no hospital, no posto de atendimento do nascer cidadão, não é necessária qualquer deslocação à conservatória do registo civil”, refere o Instituto de Registos e Notariados.

O registo de nascimento é gratuito, sendo entregue, de imediato, aos pais um comprovativo da sua realização.

O projecto permite ainda a identificação precoce de situações de risco para as crianças.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, e a ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, assim como representantes dos hospitais da Luz e dos Serviços de Assistência Médico-Social dos sindicatos bancários, vão estar presentes na cerimónia de assinatura de protocolos, que decorrerá no Salão Nobre do Ministério da Justiça, em Lisboa.

O Nascer Cidadão é um projecto da iniciativa dos ministérios da Justiça, da Saúde e da Solidariedade e Segurança Social.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=609900

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Feijoada de choco


Ingredientes:
1 cebola
3 dentes de alho
2 tomates maduros
1 folha de louro
600gr choco limpo
1dl vinho branco
1 cenoura
150gr chouriço
400gr feijão branco cozido
Piripíri e salsa qb

Preparação:
Num tacho, colocar uma dose generosa de azeite e alourar a cebola cortada em fatias finas e os dentes de alho picados. Cortar o choco em pedaços.
Acrescentar os tomates, já pelados e cortados em pedaços pequenos, e a folha de louro.
Juntar o choco e o vinho branco.
Cortar a cenoura e o chouriço em rodelas e juntar ao tacho.
Temperar com sal e piripiri e deixar cozinhar.
Quando o choco estiver praticamente cozido, acrescentar o feijão e mexer bem até terminar a cozedura.
Acrescentar um pouco de salsa picada a gosto e servir acompanhado de arroz simples.

Dicas:
Costumo congelar os tomates para ser mais prático. Uma vez congelados, basta tirá-los do congelador na altura de cozinhar, passar por água quente e a pele sairá com bastante facilidade.

Receita em pdf.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Perder peso? Comam sopa!

Lembram-se de vos ter falado que, antes de engravidar da Migalhinha, fiz um esforço por perder aqueles quilinhos a mais que por aqui insistiam ficar?

Pois bem, mesmo que não estejam a pensar numa gravidez para breve, perder o excesso de peso nunca fez mal a ninguém e ajudará a melhorar a auto-estima, a saúde, o bem-estar e ajudará também a que aquelas calças de ganga tão giras voltem a caber no rabo!

A dica de hoje para ajudar na perda do excesso de peso é fácil, é barata e dá milhões... de saúde :)

Comecem todos os almoços e jantares com uma nutritiva e saborosa sopa! Irão estar a consumir uma batelada de vitaminas e minerais que ajudarão a vossa saúde e irão estar a contribuir para um menor consumo do chamado segundo prato, ajudando na perda de peso.

Pensem também que é um excelente hábito para mostrar às crianças a importância da sopa (é pelo exemplo que eles adquirem hábitos!!!) e também uma maneira de reduzir a conta do supermercado, pois estarão a consumir menos quantidade do prato seguinte.

E atenção, canja e afins não contam como sopa!

Boa sopa!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Lista de tarefas

Não sei se aí por casa também é assim, mas, por cá, há tarefas que são da responsabilidade do homem cá de casa. Não é que eu não as possa fazer, mas há coisas que têm de ser feitas a dois ou que implicam muito peso ou que implicam manter a Migalhinha a uma distância de segurança.

Até há pouco tempo ia dizendo ao meu mais-que-tudo o que ele tinha para fazer, como por exemplo “não te esqueças que temos de pendurar as outras prateleiras da entrada”... é que usar o berbequim com uma curiosa criança de dois anos em casa é tarefa difícil se estiver apenas um de nós... mas as prateleiras lá andam... talvez há mais de um ano...

Então pensei numa maneira de exercer alguma pressão psicológica para que, pelo menos, algumas tarefas sejam realizadas. Criei uma lista em excel onde coloco a data do pedido, a descrição da tarefa e lhe deixo espaço para escrever quando foi executada e ainda se tem alguma observação a fazer.

Tenho a dizer que coloquei a lista na porta do frigorífico há uma semana... tem 6 tarefas... 1 já foi executada... ontem de manhã... A minha esperança de ver as prateleiras todas na entrada ainda não desapareceu...

Boas tarefas!

Listade tarefas.pdf

[Não consegui adicionar a versão em excel. Se alguém quiser o ficheiro em excel, basta enviar um email para dicas.da.migalha@gmail.com com o Assunto: Excel Lista de tarefas. Assim que me for possível, envio :)]

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Planear uma gravidez

Tenho uma amiga que anda muito curiosa quanto ao assunto da maternidade. Talvez seja o relógio biológico a fazer “tic-tac” :)

Quando me perguntou o que fiz antes de tentar engravidar da Migalhinha, respondi-lhe que tive quatro prioridades:

-     Verificar o meu estado de saúde, fazendo análises e os exames habituais
-     Melhorar significativamente a alimentação cá de casa
-     Fazer exercício regularmente
-     Perder os quilos que tinha a mais na altura

Confesso que consegui todos com grande sucesso, com excepção do exercício regular. Não sou nada dada a ginásios e, na altura, o tempo disponível era muito pouco... enfim... mas digo-vos que, durante a gravidez, pratiquei pilates e yoga para grávidas :)

Mas estes objectivos não se conseguem de um dia para o outro nem em apenas algumas semanas. Por isso, se estão a pensar alargar o agregado familiar (e fazem muito bem!), comecem por fazer uma análise crítica aos vossos hábitos e estado de saúde antes de se meterem nessa aventura. Com bastante tempo de antecedência!!!

Costuma-se ouvir que gravidez não é doença. E não é! Mas é um dos maiores desafios ao nosso corpo. Em cerca de nove meses, uma vida é gerada dentro de nós, as hormonas andam aos saltos, a quantidade de sangue a circular aumenta loucamente, a pele estica de maneira quase impossível, o peso começa a fazer sentir-se...

Vão ter mais sono, vão andar mais cansadas, vão necessitar de um equilíbrio nutricional ideal, vão sentir uma ou outra maleita típica da gravidez, que variam muito de mulher para mulher e até de gravidez para gravidez! Na gravidez da Migalhinha tive alguns enjoos iniciais e dificuldade em dormir nos últimos meses, mas de resto foi uma gravidez super tranquila. Desta vez, tive menos enjoos, mas ando às voltas com quebras de tensão diárias que me andam a chatear...

Enfim, isto tudo para dizer que, na minha opinião, uma gravidez deve ser planeada com antecedência e preparada para que tudo corra o melhor possível!

Bons planeamentos!

domingo, 20 de janeiro de 2013

Correio da Manhã: Três mil grávidas perdem o embrião

Quase três mil (2967) grávidas fizeram um aborto, em 2010, porque o embrião morreu nas primeiras semanas de gestação por causas desconhecidas, segundo revela o último relatório da Morbilidade Hospitalar no Serviço Nacional de Saúde, da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Lisa Vicente, responsável pelo Departamento de Saúde Reprodutiva da DGS explicou ao CM que os abortos retidos acontecem quando o embrião morre, em metade dos casos, “sem se saber muito bem porquê”. Nas outras situações ocorre devido a questões genéticas ou à toma de medicamentos.

Em 2010 houve ainda 183 abortos espontâneos, um número “relativamente baixo” comparativamente com os nascimentos em Portugal, que rondam em média os 100 mil por ano.

De acordo com o relatório da Direção-Geral da Saúde, três mulheres tiveram de receber cuidados hospitalares depois de tentativas de aborto que foi mal conseguido.

Além do registo dos abortos, o relatório refere que em 2010 nasceram nos hospitais públicos, no continente, 93 393 crianças, mais 11 032 do que no ano anterior, em que se registou um total de 82 360 nascimentos.

O relatório da Morbilidade Hospitalar avalia ainda os óbitos e, no ano em análise, registaram-se 28 mortes provocadas pelo consumo do álcool ou de drogas.

Segundo o relatório da DGS, em 2010 houve 3197 doentes a receber alta hospitalar por uso abusivo de álcool ou droga e perturbações mentais induzidas pelo uso daquelas substâncias.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/tres-mil-gravidas-perdem-o-embriao

sábado, 19 de janeiro de 2013

Público: Bebés aprendem língua da mãe ainda no útero

Apenas algumas horas depois de nascerem, os bebés podem ainda não falar mas já são capazes de distinguir muitos sons e são até mais sensíveis a idiomas estrangeiros. As conclusões fazem parte de um estudo prestes a ser publicado no jornal científico Acta Paediatrica.

A nova investigação permitiu perceber que os bebés começam a absorver noções básicas de linguagem ainda no útero, sobretudo a partir das 30 semanas de gestação, sendo que uma gravidez normal tem cerca de 40 semanas. Os mecanismos sensoriais que permitem que o bebé oiça são sobretudo desenvolvidos nestas últimas dez semanas, diz o estudo, e à nascença é possível testar um pouco o que ouviram.

“Os sons das vogais numa conversa são os mais altos e o feto foca-se neles ainda no útero”, explica num comunicado Patricia Kuhl, uma das autoras do estudo do Instituto da Aprendizagem e Ciências do Cérebro da Universidade de Washington, acrescentando que a mãe é a primeira pessoa a ter influência neste campo no cérebro do bebé.

Os investigadores acompanharam 80 bebés de ambos os sexos, 40 dos quais em Washington (Estados Unidos) e outros 40 em Estocolmo (Suécia), que tinham nascido há menos de 75 horas e que ainda se encontravam no berçário. Metade dos participantes ficou a ouvir 17 sons de vogais na sua língua nativa e a outra metade 17 na outra nacionalidade, explicou Patricia Kuhl.

Para medir a reacção dos bebés aos sons, os cientistas utilizaram uma chupeta com um sensor ligado a um computador. Quando os bebés sugavam a chucha era emitido o som de uma vogal. Quando paravam o som também acabava e quando voltavam a chuchar era emitido um novo som. E perceberam que os bebés sugavam a chucha mais vezes e durante mais tempo quando as vogais eram pronunciadas na língua estrangeira, o que, explica Kuhl, demonstra que os fetos apreenderam alguns sons no útero da mãe e ainda nas primeiras horas de vida já revelam mais curiosidade em relação a sonoridades novas.

Algumas outras investigações já davam conta da capacidade do bebé para aprender e começar a distinguir alguns sons nos primeiros meses de vida, mas não existiam muitas provas sobre o facto de a aprendizagem da língua nativa começar ainda no útero. “Este é o primeiro estudo que mostra que os fetos têm uma aprendizagem pré-natal sobre sons particulares da língua da mãe”, acrescenta Christine Moon, outra das autoras do estudo e professora de Psicologia na Pacific Lutheran University.

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/bebes-aprendem-lingua-da-mae-ainda-no-utero-1579333

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Diário Digital: Especialistas alertam para aumento global de diabetes infantil

O número de casos de diabetes tipo 1 está a crescer rapidamente, sobretudo entre as crianças, enquanto muitas não são diagnosticadas devidamente, afirmam especialistas.

Segundo um estudo da Federação Internacional de Diabetes, a diabetes tipo 1 é uma das doenças endócrinas e metabólicas mais comuns na infância e os casos entre crianças estão a aumentar em todo o mundo.

Actualmente, 371 milhões de pessoas sofrem de diabetes no mundo, principalmente diabetes tipo 2, provocada, principalmente, pela obesidade e por um estilo de vida precário.

Para especialistas, o desenvolvimento de diabetes tipo 1 pode ter causas genéticas, mas eles ainda não sabem dizer a que se deve o incremento nos casos da doença.

Além disso, num número considerável de países, cada vez mais as crianças também estão a ser diagnosticadas com diabetes tipo 2.

A diabetes manifesta-se  quando o organismo não pode produzir ou utilizar eficientemente a insulina, uma hormona que regula o nível de açúcar no sangue.

Caso não seja tratada adequadamente, a doença pode produzir complicações severas.

Uma pessoa com diabetes tipo 2 pode permanecer sem ser diagnosticada durante muito tempo.

No caso da diabetes tipo 1, se o paciente não recebe injeções de insulina diariamente para controlar os níveis de glicose, corre risco de morte.

Apesar de a doença surgir em qualquer idade, o mais comum é que ela ocorra em crianças e adolescentes menores de 14 anos.

Segundo o relatório da Federação Internacional de Diabetes, nos últimos anos houve um crescimento anual de 3% dos casos de diabetes tipo 1 no mundo, principalmente em menores de 14 anos.

O principal aumento ocorreu na Europa central e do leste.

Embora não haja estudos sobre a incidência noutras partes do mundo, acredita-se que as tendências sejam semelhantes globalmente.

Estima-se que, em média, cerca de 78 mil menores até aos 15 anos desenvolvam a doença todos os anos.

A diabetes tipo 1 pode ser um enorme desafio para muitas crianças e adolescentes. Além do impacto físico, a doença pode dificultar ou limitar as relações sociais, além de afectar o desempenho escolar.

O estudo indica que cerca de 25% das crianças que desenvolvem a diabetes tipo 1 são diagnosticadas quando já se encontram em estado grave.

Segundo Barbara Young, presidente-executiva da Diabetes UK, «é particularmente importante que os pais conheçam os sintomas da doença».

«Atualmente, o desconhecimento dos sintomas da diabetes tipo 1 é uma das principais razões para que um número assombroso de crianças estejam gravemente doentes quando recebem um diagnóstico», sublinhou.

Entre os principais sintomas, explica a especialista, estão: necessidade frequente de urinar, sede abundante, cansaço extremo e uma perda inexplicável de peso.

«Os pais e as educadoras também precisam de entender que se uma criança apresentar algum desses sintomas têm de levá-la ao médico o mais rapidamente possível, para que se faça o teste da diabetes tipo 1», acrescentou Young.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=608753

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bolo de cenoura


Ingredientes:
300gr cenoura
4 ovos
250gr açúcar mascavado
250ml óleo
350gr farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal

Preparação:
Descascar as cenouras e cortar em pedaços. Colocar num copo liquidificador.
Juntar as gemas, o açúcar e o óleo. Triturar até obter uma massa homogénea.
Numa tigela grande, misturar a farinha, o fermento e o sal. Adicionar a mistura de cenoura aos poucos e envolver bem.
Bater as claras em castelo e adicionar à massa.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, numa forma untada, durante cerca de 40 minutos.

Dicas:
Pode-se preparar uma cobertura de chocolate, derretendo uma tablete em banho-maria e colocando por cima.
Também fica delicioso com recheio de brigadeiro :)

Receitas em pdf.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Descascar legumes


Os legumes devem fazer parte de todas as refeições, de preferência em abundância: na sopa, na salada, nuns legumes cozidos ou mesmo como prato principal. Fazem bem e não engordam!

Descascar legumes implica muita casca a ir para o lixo. Até há algum tempo atrás, descascava os legumes directamente para o caixote do lixo (que está debaixo do lava-loiça e abre com a porta), mas sou um bocado despistada e, por isso, volta e meia, lá ia parar uma cenoura ou batata ao lixo (isto quando não descasco os dedos!!!).

Então resolvi comprar o acessório da foto, que, na realidade são dois: uma tábua e uma espécie de cesto, que cabem (quase) perfeitamente sobre o lava-loiça.

Resultado: vou descascando para o tal cestinho que tem buraquinhos no fundo para ir escorrendo o líquido formado e vou cortando na tábua.

Vantagens: se deixar cair não há problema, poupo espaço de bancada (que nunca é suficiente) e as costas agradecem pois posso ficar direitinha sem medo de falhar o alvo.

Desvantagens: mais loiça para lavar...

Bons legumes!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Registos da gravidez

Nos próximos tempos vou dedicar um pouco mais de atenção ao tema da gravidez e maternidade. Como já sabem, é algo que em que pensamos muito nos últimos tempos :)

Chamem-me obsessiva (a enfermeira do hospital quase que chamou), mas todas as segundas-feiras de manhã, peso-me e meço a tensão arterial. Quando não me esqueço (!), também meço o perímetro abdominal. A ideia também é tirar fotografias à barriga, sempre na mesma posição, mas confesso que me tenho esquecido :(

Não tenho nenhuma obsessão com o peso ou isso, a sério! Eu explico! Quando fui seguida na gravidez da Migalhinha, era pesada em todas as consultas na mesma balança, mas a médica tanto descontava 1,5kg em roupa de Verão como 200gr com roupa de Inverno e nunca apontou quando perdi peso no início. Aquilo danou-me, pois embora estivesse a ter um aumento perfeitamente normal, senti que não estava a ser devidamente controlado.

Agora estou a ser seguida num outro hospital com outro médico, onde comecei a ser seguida às 38 semanas de gravidez da Migalhinha (longa história para outro dia). Ali sou pesada pela enfermeira e descontam sempre 1kg (menos mal), mas mesmo assim optei por me pesar em casa, despida e em jejum!

Isto tudo para chegarmos a mais um ficheiro em excel onde aponto estes dados todos. Espero que vos sirva também numa actual ou futura gravidez :)

Bons registos!

Registos da gravidez.pdf

[Não consegui adicionar a versão em excel. Se alguém quiser o ficheiro em excel, basta enviar um email para dicas.da.migalha@gmail.com com o Assunto: Excel Registos da gravidez. Assim que me for possível, envio :)]

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

As novidades cá de casa

Ano novo, vida nova. 2012 ficou para trás como todos os seus problemas, contra-tempos, chatices, crises e espectativas frustadas. 2013 vai ser melhor, tenho a certeza. Vou fazer por isso e desafio-vos a fazer também!

2013 vai ser também um desafio pessoal cá em casa: a migalhinha vai ter um(a) maninho(a) :)

Ainda não temos a certeza se será menino ou menina, mas parece que vem aí mais uma mulher para dar cabo da cabeça ao homem cá de casa...

Há quem diga que somos loucos metermos-nos numa aventura destas, em tempos como estes, mas ter um só filho nunca foi uma opção e não queremos que seja uma crise a ditar a nossa vida pessoal. Bem, se calhar somos mesmo loucos...

Boas novidades!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Correio da Manhã: Menos sete mil bebés

A natalidade em Portugal continua em queda: em 2012 nasceram 90 026 crianças, menos 7074 que em 2011, ano em que nasceram 97 100 bebés, segundo afirmou à Lusa Laura Vilarinho, responsável da Unidade de Rastreio Neonatal do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Os números são do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, conhecido por teste do pezinho, que consiste no rastreio a 25 doenças através de uma amostra de sangue. A recolha de sangue é feita no pé do recém-nascido, entre o terceiro e o sexto dia de vida.

A diminuição acentuada da natalidade em Portugal já tinha sido registada, em julho do ano passado, no relatório do Observatório das Famílias e das Políticas de Família. Segundo o documento, era esperado que no final do ano se atingissem mínimos históricos dos nascimentos no nosso país, o que acabou por se confirmar.

O Observatório das Famílias e das Políticas de Família chamou ainda a atenção para a diminuição da dimensão média das famílias, o aumento das pessoas a viver sós e das famílias monoparentais e recompostas. Além disso, celebraram-se menos casamentos e mais divórcios.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/saude/menos-sete-mil-bebes

sábado, 12 de janeiro de 2013

Diário de Notícias: Cheques-dentista voltam a ser emitidos após suspensão

A distribuição de cheques-dentista voltou hoje à normalidade, depois de ter estado suspensa cerca de dois meses, confirmou o bastonário da Ordem dos Dentistas, congratulando-se com a verba de 16 milhões de euros prevista para o programa.

"Hoje mesmo às 00.00 foi dada uma indicação para recordar que a emissão de cheques-dentista retoma o seu curso normal, conforme a Direção-geral da Saúde (DGS) já tinha informado", declarou Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas em declarações à agência Lusa.

Por "razões de rigor de gestão orçamental", a DGS propôs, em finais de outubro, a suspensão temporária da emissão de cheques-dentista para as crianças em idade escolar até 31 de dezembro de 2012, mantendo-se inalterado o processo de emissão de cheques para os outros grupos alvo do programa (grávidas, idosos, doentes com VIH/sida).

"Está tudo ocorrer consoante o previsto", confirmou o bastonário, adiantando que centros de saúde, escolas e administrações regionais de saúde já foram avisados da regularização da situação.

Orlando Monteiro da Silva mostrou-se ainda satisfeito com a verba atribuída ao programa de saúde oral no Orçamento do Estado deste ano, que é pelo menos igual à do ano de 2012 (16 milhões de euros), como já tinha anunciado o Ministério da Saúde.

Contudo, o bastonário dos Dentistas aguarda, "com expectativa" o detalhe do orçamento do ministério para saber se há um reforço desta verba para incluir no programa o rastreio ao cancro oral.

Em 2012 foram emitidos cheques-dentista que abrangeram cerca de 400 mil utentes, dos quais 300 mil correspondem a crianças em idade escolar e 100 mil a grávidas, idosos com complemento solidário e doentes com HIV/Sida.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2972848&page=-1

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Jornal i: Anti-depressivos não aumentam gravidez de risco

O uso de anti-depressivos durante a gravidez não está associada a um maior risco de morte fetal e de morte nos recém-nascidos, indica um estudo divulgado na terça-feira.

O estudo sueco tem por base mais de 1,6 milhões de nascimentos em cinco países, incluindo cerca de 30.000 mulheres às quais foi prescrita medicação SSRI (ou ISRS - inibidores seletivos da recaptação da serotonina, fármacos usados no tratamento de síndromes depressivas) durante a gravidez.

Os investigadores descobriram que 1,79 % das mães expostas ao SSRI apresentaram maiores riscos de morte fetal (4,62 contra 3,69 em 1.000) e morte pós-neonatal (1,38 versus 0,96) do que aquelas que não estavam a tomar medicamentos anti-depressivos.

De acordo com o estudo, o tabagismo e a idade avançada das mães estavam igualmente associados a taxas de mortalidade neonatal mais elevadas.

O estudo "sugere que o uso de ISRS durante a gravidez não foi associado ao aumento do risco de óbito fetal, óbito neonatal, ou morte pós-neonatal", disseram os autores da investigação liderada por Olof Stephansson, do Karolinska Institutet, em Estocolmo.

http://www.ionline.pt/mundo/anti-depressivos-nao-aumentam-gravidez-risco

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Panquecas


Ingredientes:
1 ovo
40gr açúcar mascavado
25gr margarina amolecida
350ml leite
225gr farinha
½ colher de chá de fermento
½ colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparação:
Numa tigela pequena, bater o ovo com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada.
Noutra tigela, bater a margarina e juntar o leite e uma colher de sopa de água fria.
Numa tigela grande, misturar a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio.
Adicionar a mistura de ovo à mistura de farinha e envolver.
Juntar a margarina/leite e misturar até obter uma massa homogénea.
Tapar e levar ao frigorífico durante 1 hora ou mais.
Aquecer uma frigideira anti-aderente, untar com um pouco de óleo, e colocar um pouco de massa com a ajuda de uma concha da sopa. Virar quando começarem a surgir bolinhas à superfície. Colocar as panquecas num prato, cobrir com uma folha de papel de cozinha e com um pano turco de cozinha para manter quente.

Dicas:
Para que a massa fique totalmente homogénea, passo sempre a varinha mágica durante uns segundos até todos os grumos terem desaparecido.
O tempo de frigorífico não é obrigatório ao sucesso das panquecas, mas fará com que a massa ganhe ar.
Pode-se preparar a massa à noite para, de manhã, ser mais rápido ter um pequeno-almoço especial.
Para untar bem a frigideira, usem a já conhecida dica da “boneca”.

Receita em pdf.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Decorar um bolo rapidamente


A Migalhinha fez dois aninhos!!! :)

Como não podia deixar de ser, o bolo foi feito e decorado em casa. Porquê?! Porque é mais saudável, barato e saboroso!

Este ano resolvemos fazer uma festinha mais pequena, por isso o bolo ficou apenas com um andar (ainda que enorme). A massa do bolo foi a de cenoura e o recheio foi de brigadeiro. Delicioso!

O tema do bolo foi fácil de decidir. A Migalhinha é louca por animais, por isso fazer-lhe uma quinta foi algo simplesmente genial. Voltámos a usar pasta de açúcar, mas desta vez usámos apenas para forrar o bolo e fazer alguns pormenores. Para os animais usámos os da quinta que lhe tínhamos oferecido no Natal.

Podíamos ter feito os animais em pasta de açúcar também, mas, como não dominamos a técnica, achámos melhor jogar pelo seguro!

A Migalhinha adorou o seu bolo de aniversário e divertiu-se imenso na festa dançando, pulando, correndo e rindo. Não há nada melhor! :)

Como vêem, decorar um bolo não tem de ser complicado. Basta um pouco de jeito e muita imaginação!

Boa decoração!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Registo de despesas e receitas

Evito, sempre que possível, falar na maldita crise que anda por estas terras lusitanas (e não só!), mas, às vezes, torna-se simplesmente incontornável.

Estamos em crise, é verdade, por isso, cada vez mais, torna-se essencial controlar gastos e optimizar o (pouco) dinheiro que se ganha (e que não vai para impostos). Apontar todas as despesas que se tem e todas as receitas que se consegue, permite-nos fazer uma boa avaliação crítica de onde podemos poupar.

Cá em casa, usamos este ficheiro excel desde que casámos em 2007 (bem antes de se falar em crise), o que nos permite fazer a tal análise dos gastos com a clareza e objectividade necessárias. Dou-vos dois exemplos.

Ao analisar as continhas todas, chegámos facilmente à conclusão que tínhamos duas despesas demasiado elevadas para o nosso gosto: combustível e refeições fora de casa.

No combustível não era fácil cortar. Já íamos, sempre que possível, juntos para o trabalho. Comprar passe ficava mais caro (parece incrível, mas é bem verdade) e demorávamos mais tempo. Não fazíamos grandes viagens ou passeios de carro. Simplesmente moramos na Margem Sul e trabalhamos na Margem Norte (eu faço 20km para cada lado e o meu mais-que-tudo faz 35km, actualmente...). Ao fim de semana, o meu mais-que-tudo faz algumas viagens mas é em trabalho, por isso tem de ser e recebe por isso. Ou seja, gastamos muito gasóleo (no nosso caso), mas compensa face a outras alternativas e é um mal necessário.

Sobravam as refeições fora de casa. Enquanto eu sempre tive copa no meu local de trabalho, o que sempre me permitiu levar a marmita de casa, o meu mais-que-tudo só recentemente teve direito a um espaço para refeições. E foi bem-vindo, por ele e por muitos mais colegas. Desde então esta despesa também ficou bem reduzida :)

Por isso, toca a apontar tudo e a avaliar criticamente! E cortar onde for possível.

Bons registos!

Registo de despesas e receitas.pdf

[Não consegui adicionar a versão em excel. Se alguém quiser o ficheiro em excel, basta enviar um email para dicas.da.migalha@gmail.com com o Assunto: Excel Registo de despesas e receitas. Assim que me for possível, envio :)]

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Resoluções de Ano Novo

Com o final de mais um ano, a tendência é formular uma série de resoluções para o ano que começa. Parece que o facto de mudarmos de ano civil potencia uma espécie de reiniciar ao nosso organismo, facilitando a mudança de atitude. Ou, pelo menos, a vontade de mudança de atitude... nem que seja apenas por umas semanas...

A verdade é que mais vale aproveitar essa vontade para redefinir prioridade, objectivos, sonhos e tudo mais que se lembrem!

Ser realista e lutar por aquilo que queremos será meio caminho andado para alcançar o que definimos.

Boas resoluções!

domingo, 6 de janeiro de 2013

Parabéns Migalhinha!

Às 2h59 (da madrugada!!!) do dia 6 de Janeiro de 2011 nasceu a nossa Migalhinha!

O nosso Mundo mudou como nunca imaginámos. Mudaram as prioridades, mudaram os dias, mudaram as noites (!)... tudo mudou.

As alegrias passaram a ser simples, os sorrisos passaram a ser constantes, os abraços passaram a ser de ouro.

É o nosso maior desafio e a nossa maior riqueza! E a vida nunca mais foi igual :)

Faz hoje 2 anos que renasci.

Parabéns Migalhinha!

sábado, 5 de janeiro de 2013

Diário Digital: Percentagem de cesarianas aumenta no privado e diminui no SNS

A percentagem de cesarianas realizadas nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) desceu ligeiramente em 2010, enquanto as que foram feitas nas unidades privadas aumentaram, segundo um relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O documento sobre a produção nos centros de saúde e unidades hospitalares em 2010, divulgado pela DGS na sexta-feira, mostra que 32,1% dos partos no SNS foram cesarianas, quando em 2009 representavam 32,9 por cento.

Em termos brutos, em 2010 realizaram-se 26.594 cesarianas nos hospitais públicos, menos 341 do que em 2009.

Já no privado verificou-se a tendência inversa, com a percentagem de cesarianas a passar de 60,7% em 2009 para 67,5 por cento em 2010.

Numa análise ao tipo de unidade onde foram realizados os partos, verifica-se que a percentagem de nascimentos no SNS subiu em 2010, representando 87,3 por cento do total, quase mais dois pontos percentuais que no ano anterior.

O relatório, datado de julho mas só agora divulgado, mostra um decréscimo de 360 partos entre 2009 e 2010, ano em que se registou um total de 94.942 partos.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=608374

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Correio da Manhã: Taxa de abandono escolar cai 15,6%

A taxa de abandono escolar precoce baixou 15,6% entre 2005 e 2011 e o número de alunos inscritos no ensino superior aumentou 7,9%, revelam esta quinta-feira os Indicadores Sociais do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Nesse período, "a taxa de abandono precoce de educação e formação passou de 38,8% para 23,2%", refere o INE no "Retrato social de Portugal", em que faz "uma leitura de evoluções ocorridas nos últimos anos".

Em 2001, a proporção de jovens entre os 18 e os 24 anos que concluíram no máximo o 3º ciclo do ensino básico e que não se encontravam em educação ou formação situou-se em 23,2%, o que representa uma redução de 5,5 pontos percentuais (pp) face ao ano anterior.

Esta redução ocorreu tanto em homens (4,5% pp) como em mulheres (6,5 pp).

O número de pessoas inscritas em estabelecimentos de ensino superior aumentou 3,3% em 2011 relativamente a 2010. Perto de 53% eram mulheres.

Estiveram inscritos em cursos de Mestrado 117.116 alunos e em Doutoramentos 18.293, o que significa, respectivamente, crescimentos de 11,1% e 11,7 % relativamente a 2010.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/taxa-de-abandonor-escola-cai-156

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Empadão de atum e esparguete


Ingredientes:
320gr esparguete
3 latas de atum
100gr alho francês
100gr milho
200ml molho de tomate italiano
250ml molho bechamel

Preparação:
Cozer o esparguete em água abundante. Depois de cozido, passar por água quente e reservar.
Numa tigela, juntar o atum desfeito, o alho francês cortado em rodelas e o milho. Envolver bem. Juntar o molho de tomate italiano para unir os ingredientes.
Numa travessa de forno, colocar metade do esparguete. Espalhar a mistura de atum e cobrir com o restante esparguete.
Terminar com o molho bechamel por cima, espalhando bem.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, até ficar dourado (cerca de 20 minutos).

Dicas:
Costumo preparar uma travessa grande com o dobro da quantidade para poupar tempo e trabalho!
Podem-se substituir ou trocar os legumes do recheio, consoante as preferências e a disponibilidade.

Receita em pdf.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Trocas e devoluções

Este Natal que passou certamente que implicou uma ou outra prenda que não serve, não gostam ou que já tinham. Se tiverem sorte, a mesma vinha acompanhada de um precioso talão de troca.

Se tiverem várias prendas para trocar/devolver, comecem por verificar a data limite de cada um e ordenem-nos por data e por loja. Com alguma paciência para enfrentar a já iniciada época de saldos, dediquem algum tempo a tratar de tudo para que nada fique esquecido.

Se possível, o ideal é ir já com uma ideia daquilo que se quer trazer, para evitar perdas de tempo só porque o prazo do talão acaba já hoje...

Boas trocas e devoluções!

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ano novo...

Hoje começa um novo ano. A oportunidade perfeita para fazer uma análise crítica dos últimos tempos e redefinir objectivos, prioridades e estratégias para o futuro.

Também aqui, no Dicas da Migalha, gostava que me ajudassem com a vossa opinião. Do lado direito do ecrã estará uma sondagem durante as próximas semanas. Gostava que votassem no(s) tipo(s) de artigo que mais gostam de ver por aqui.

Fico à espera da vossa opinião. Se quiserem, podem também fazer comentários no artigo de hoje ou enviar um email para dicas.da.migalha@gmail.com.

Bom ano e bons votos!