terça-feira, 25 de setembro de 2012

Fazer backups regulares


Na quinta-feira passada, apanhei um grande susto. Todos os ficheiros deste blog, desde histório, registos, artigos publicados, artigos por publicar, ideias e time lines estão gravados numa pen USB. No portátil tenho um backup que actualizo de vez em quando.

O que aconteceu? Ao fazer a compressão de uma pasta, algo correu mal, deu erro e apagou-me tudo! TUDO!!! De repente tinha apenas centenas de ficheiros em extensão .DDD cuja capacidade excedia claramente a da pen.

Perdi a cabeça, pois só pensava em tudo o que tinha perdido. E o backup no portátil, perguntam vocês?! Não estava minimamente actualizado... é no que dá a perguiça e o esquecimento.

Felizmente, o meu mais-que-tudo manteve a cabeça fria e começou uma extensa pesquisa sobre como recuperar os ficheiros... e conseguiu! :)

Escusado será dizer que fiz uma festa enorme e suspirei de alívio...

Por isso, hoje venho apenas relembrar a importância de fazer um (ou vários!) backups de segurança com MUITA regularidade.

Ninguém quer perder aquelas fotos tiradas nas últimas férias, nem os documentos importantes, nem os artigos e histórico do blog a que se dedicam.

O que é que vou fazer agora? Um backup! É que, mesmo depois disto tudo, já se passaram alguns dias e ainda não fiz nenhum... ai...

Bons backups!

Sem comentários:

Enviar um comentário