sábado, 8 de setembro de 2012

Dinheiro Vivo: Crónicas de uma Desempregada: Um ginásio de bebé por legumes biológicos

A poupança pode ser a melhor amiga da arrumação. E, em jeito de livro de auto-ajuda, confere que viver com menos coisas é sinónimo de viver melhor.

Cá por casa, desde que o orçamento apertou que saem muitas coisas e entram poucas. As novas aquisições estão limitadas à roupa dos miúdos. A roupa que deixa de servir ao mais velho guarda-se para o mais novo. E a roupa que deixa de caber ao mais novo passa para os primos pequenos ou vende-se.

A venda de objectos usados é um mundo fascinante onde se negoceia literalmente tudo. A casa fica mais vazia e a carteira mais cheia. Dá muito jeito., excepto quando num jantar de família o meu filho mais velho anuncia às tias e avós que as prendas do Natal se venderam na internet num instante.

Depois de chantagear o meu filho mais velho como forma de garantir o seu silêncio, voltamos às arrumações-lucrativas. O meu filho pequeno nunca ligou nenhuma ao mobile que lhe comprei. Tanta esperança depositada em manhãs serenas com o meu bebé a olhar para três aviõezinhos a andar à volta. Mandou-me a mim ver os aviões.

E o ginásio teve o seu tempo de utilização. Curto porque o meu mais pequeno ganhou mobilidade cedo demais. Mas haverá com certeza alguma grávida com as mesmas ilusões que eu já perdi.

Tiro uma foto com o telemóvel e passo para o computador. O site www.custojusto.pt é muito simples. Nada de registos. Descarrego as fotos, obras de arte dignas de prémios internacionais no meio de preciosidades assustadoras que se encontram. Tenho a certeza que consegui ver restos de laranja num espremedor “quase novo”.

“Vende-se mobile Chicco e ginásio de bebé IKEA. Estão novos. Não tenho caixa. 15 euros e 9 euros.” A caixa original dos produtos acrescenta-lhe algum valor mas eu tenho este hábito irritante de deitar tudo fora. Mesmo coisas que venho a descobrir fazerem-me falta. Os preços são cerca de 40% do valor original.

“Entrega-se pessoalmente. Zona de Lisboa”. Apesar de acreditar que não é o facto do homem ter ido à lua que alterou o tempo e não ter dinheiro escondido debaixo do colchão, não me meto em transferência bancárias e envios por correio. Evitam-se burlas e poupamo-nos (é sempre esse o objectivo) a chatices.

Ao final do dia tinha já um e-mail de um grávida simpática. Quer muito o mobile mas com caixa. Maldita caixa. Garanto-lhe que os aviõezinhos estão mesmo como novos e ultrapassamos o assunto “caixa”. Encontram-nos perto de minha casa. Entrego-lhe o mobile e recebo 15 euros. Negócio feito. Eu tenho a casa mais vazia e a grávida volta para casa a sonhar com as manhãs calmas de que eu já desisti.

Dois dias depois tenhos alguns e-mails também interessados no mobile e, finalmente um para o ginásio. Mais uma grávida. Diz-me que não tem qualquer possibilidade monetária e pergunta se aceito uma troca por legumes da horta da mãe.

E assim foi. Perto do Campo Grande troquei um ginásio de bebé por legumes biológicos. Escolho sempre locais perto de casa ou que estejam no meu itenerário, caso contrário fico com a sensação que tenho que descontar uns euros ao meu ganho.

Para os miúdos isto funciona como um jogo: escolhe o que quer vender e com o dinheiro pode comprar aquilo que anda a pedir muito. O meu filho grande comprou o jogo para a PlayStation com o dinheiro da venda dos Gormitis. Arrumou-se o quarto e poupou-se dinheiro. Eu confesso que lhe cobro uma comissão pelos serviços prestados mas juro que é coisa pouca.

http://www.dinheirovivo.pt/Emprego/Artigo/CIECO057652.html?page=0

Sem comentários:

Enviar um comentário