terça-feira, 13 de março de 2012

Comparativo de produtos

Antes de comprar qualquer coisa lá para casa, faço uma pesquisa que será tão mais exaustiva quanto mais complexo e dispendioso for o produto em estudo!

Para terem uma ideia, a máquina de lavar roupa demorou cerca de 3 meses a ser escolhida. Para o frigorífico e para a televisão foi cerca de 1 mês para cada. E até a recém-adquirida iogurteira (que custou €15) demorou uns 10 dias a ser seleccionada. Mas, em minha defesa, tenho a dizer que raramente me arrependo de uma compra que tenha sido estudada.

É que o dinheiro não cresce nas árvores (não cresce, pois não?!?) e custa muito a ganhar. Por isso, se vou gastar, que seja bem gasto. E não se trata apenas de gastar o menos possível, mas sim de gastar bem!

Eu divido a minha pesquisa em duas partes: a escolha do produto e a escolha da loja.

Na escolha do produto tenho em conta as características, as vantagens e as desvantagens que consigo identificar quer vendo ao vivo, quer lendo as opiniões que outros utilizadores deixam em inúmeros sites. A opinião de amigos também é importante: uns porque têm algum conhecimento da área, outros porque são atentos aos pormenores.

Depois troco ideias com o meu mais-que-tudo, tendo já uma ideia dos preços do mercado. Esta parte é muito importante, pois, dependendo do produto em causa, um de nós é mais racional e outro mais emocional... o equilíbrio tem de ser encontrado :)

Escolhido o produto, procuro a loja que o venda mais barato! Compro muitas coisas online e em pequenas lojas de bairro. O essencial é ter confiança, que se vai ganhando...

Portanto, isto tudo para dizer que tenho um ficheiro excel (!) para isto mesmo. Às vezes são necessárias adaptações, mas parece-me um bom ponto de partida.

Boas compras!

Comparativo de produtos.pdf 

[Não consegui adicionar a versão em excel. Se alguém quiser o ficheiro em excel, basta enviar um email para dicas.da.migalha@gmail.com com o Assunto: Excel Comparativo de produtos. Assim que me for possível, envio :)]
 

Sem comentários:

Enviar um comentário